Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Finanças e Contabilidade
Autor(es):
- Daniel Fernando Cypas
Orientador:
Ano:
Inclusão financeira é reconhecida como fator de redução de pobreza e contribuição para o crescimento econômico. Não obstante, em 2017, havia 1,7 bilhões de adultos no mundo fora do sistema financeiro. No Brasil, este número era de quase 50 milhões. A evolução do meio de pagamento para um instrumento eletrônico (ou digital) tem trazido muitos benefícios, tais como maior eficiência em termos de velocidade de processamento, redução de custo de transação, segurança, transparência, além de oferecer significativo potencial inclusivo. Esse trabalho buscou entender se o cartão pré-pago, utilizado no Brasil para pagamento eletrônico do frete, tem os elementos necessários para funcionar como instrumento de inclusão financeira do caminhoneiro. Por meio de uma estratégia de pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário, combinado com entrevistas, pode-se conhecer o caminhoneiro em termos de inclusão financeira, entender sua relação com o sistema bancário, com atenção especial aos serviços de pagamento, poupança, seguro e crédito. Ao final, foi possível constatar que o cartão pré-pago é um instrumento aceito pelo caminhoneiro, funciona como provedor de serviços de pagamento, pode funcionar como intermediário na oferta de produtos de seguros e investimentos, e tem condições de direcionar o crédito (uma das principais alavancas de melhoria social na base da pirâmide) de forma eficiente. Portanto, o cartão pré-pago possui os elementos para funcionar como instrumento de inclusão financeira. Por ser importante elo da cadeia logística, o cartão pode ainda beneficiar a cadeia como um todo. Entretanto, constatou-se que há dois grandes desafios a serem endereçados: reduzir a informalidade do setor, fomentando a adoção do cartão pré-pago; e viabilizar mecanismos de concessão de crédito ao caminhoneiro a partir da empresa emissora do cartão.