Os Efeitos da Transformação de uma Loja Convencional em uma Loja Virtual

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Adelmário Rodrigues de Oliveira

Orientador: 

Ano: 

2018

A complexidade do varejo brasileiro demanda muita estratégia para que se tenha uma operação superavitária, e definir o formato de loja ideal e dominar um modelo de gestão eficaz é fundamental para se obter lucro. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos em vendas, rentabilidade, experiência do funcionário de loja e dos consumidores na transformação de uma loja convencional em uma loja virtual. Demonstrando que é possível um considerável aumento da rentabilidade através do crescimento na venda de serviços financeiros, reduzindo e diluindo despesas, principalmente com pessoal e logística. Buscando uma melhor experiência ao consumidor e provendo acesso a um maior mix de produtos e também a preços mais competitivos e um ambiente mais confortável, bem como uma melhor experiência aos vendedores, onde estes passam a ter mais tempo para negociar serviços, com acesso a informação mais detalhadas de todos os produtos da loja, permitindo uma venda mais completa e técnica. Esse processo de transformação demandou grande habilidade de negociação com equipe, pois o primeiro momento foi de descrença no projeto, todavia ao confrontar o atual modelo de loja todos puderam perceber que as dimensões físicas do imóvel ocupado pela filial, inviabilizavam a operação de loja convencional. Os estudos apontaram que o modelo de loja virtual era o mais adequado para o mercado. O projeto foi executado com absoluto sucesso e a loja foi inaugurada em abril de 2018. O método utilizado foi o de pesquisa qualitativa exploratória com entrevistas em profundidade, coletando dados abertos e situações vividas por 06 funcionários e 06 clientes que foram entrevistados. Concluiu-se que, com o formato de loja virtual na cidade Rolândia (PR), os consumidores passaram a efetuar suas compras de forma rápida, tendo acesso a preços competitivos, atendimento personalizado e vendedores capacitados com alto nível de conhecimento dos produtos e serviços vendidos. Para estudos posteriores, o pesquisador deverá levar em consideração o mercado no qual a loja será implantada e definir o público alvo que será atendido, vale ressaltar que uma liderança que acredita e se engaja no processo faz toda a diferença para o sucesso do projeto.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor