O Uso dos Sistemas de Gestão por Empreendedores: análise dos antecedentes e impactos nos resultados das organizações

• CDAE

• Gestão da Informação

• Artur Machado da Motta

2021

A literatura sobre sistemas de gestão é muito extensa, em decorrência da relevância e abrangência que eles possuem nas organizações. Entretanto, esta literatura é altamente fragmentada em estudos que tratam apenas de aspectos específicos dos sistemas de gestão. Alguns autores trataram dos antecedentes ao uso dos sistemas de gestão. Eles apresentaram os fatores, externos ou internos das organizações, que levam ao maior uso dos sistemas de gestão, sem aprofundar uma análise comparativa sobre a importância e o efeito dos antecedentes pesquisados. Outros autores trataram do impacto do uso dos sistemas de gestão nas organizações. Eles demonstraram os benefícios e as consequências do uso dos sistemas de gestão para as organizações, muitas vezes convergindo as pesquisas apenas para um ou poucos constructos, sem abordar a relação entre os constructos dependentes do uso dos sistemas de gestão e que vêm impactar os resultados das organizações. Essas abordagens isoladas originaram uma lacuna de pesquisa, a de integrar, em um modelo único e robusto, os diversos constructos antecedentes ao uso dos sistemas de gestão e os impactos decorrentes de seu uso nos resultados das organizações. Utilizando uma abordagem baseada na teoria das capacidades dinâmicas, esta pesquisa coloca o uso dos sistemas de gestão no centro de um modelo que objetiva preencher a lacuna de conhecimento. O modelo é composto por constructos antecedentes ao uso dos sistemas de gestão e por constructos representativos dos resultados das organizações, que são impactados pelo uso dos sistemas de gestão. O modelo também apresenta a inter-relação entre os constructos impactados pelo uso dos sistemas de gestão, permitindo identificar o impacto do uso dos sistemas de gestão nesses constructos, de forma isolada, e o encadeamento que leva a resultados positivos para as organizações. Os resultados da pesquisa demonstram que o uso dos sistemas de gestão é um processo complexo, precedido de diversas variáveis que, isoladamente, não permitem compreender o fenômeno. Entretanto, no seu conjunto, conseguem predizer de forma satisfatória o uso dos sistemas de gestão. O uso dos sistemas de gestão tem como antecedentes a mentalidade startup enxuta, a incerteza do ambiente, a capacitação do empreendedor e a maturidade organizacional, por ordem de relevância. Adicionalmente, o estudo demonstrou o significativo impacto do uso dos sistemas de gestão nas estratégias de inovação, performance organizacional e competitividade organizacional, por ordem de relevância. As estratégias de inovação se mostraram antecedentes da performance organizacional e da competitividade organizacional. E a competitividade organizacional também impactou a performance organizacional. Por fim, o estudo identificou que o uso dos sistemas de gestão e a mentalidade startup enxuta, quando associados, impulsionam os resultados das organizações, ao explorarem as estratégias de inovação de forma mais intensa. A pesquisa, de caráter quantitativo, obteve dados válidos de 193 empresas de diversos portes e segmentos de atuação. Os respondentes do questionário, obrigatoriamente empreendedores e gestores das empresas, responderam um questionário de 116 itens, compondo 14 constructos de primeiro nível e 4 constructos de segundo nível. A análise utilizou a modelagem de equações estruturais pelo método Partial Least Squares (PLS-SEM).