Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão de Operações e Logística
Autor(es):
- Ricardo de Jesus Oliveira
Orientador:
Ano:
O presente estudo busca abordar a questão da reestruturação no processo de separação de pedidos no e-commerce numa empresa Delta, sendo que a presente pesquisa parte da seguinte questão: como é caracterizado o picking em uma empresa multicanal Empresa Delta? Para isso serão analisados os objetivos deste estudo, que busca entender e analisar o papel da atividade de separação (picking) em uma empresa multicanal. Para isso, no entanto, pretende-se fazer um comparativo dos principais pontos revistos na literatura com a atividade de separação (picking) na percepção da equipe que a pratica. Investigar quais os principais elementos do processo de separação (picking) no CD de uma empresa multicanal e averiguar quais os principais GAPS e mudanças já realizadas no processo de separação (picking) no CD e que melhorias são propostas pelos colaboradores que atuam nesta área. Na revisão de literatura foram abordados os conceitos essenciais utilizados durante a construção deste trabalho e que serviram de suporte ao estudo. Aspectos como a evolução logística e sua importância para as organizações contemporâneas, o e-commerce e sua relevância enquanto ferramenta de crescimento, o processo de picking e a sua contribuição na produtividade, a estratégia multicanal enquanto ferramenta de interação entre o cliente e a empresa e a terceirização como ferramenta de estratégia de suporte logístico. Como processo metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa, já que é a mais adequada para alcançar os objetivos da pesquisa, além das pesquisas exploratória, descritiva e explicativa, posto que nesse tipo de estudo o pesquisador pode coletar os dados no ambiente natural em que ocorre o fenômeno de estudo. Nas análises e discussão de dados deste estudo, há a apresentação dos resultados obtidos através da entrevista aplicada aos colaboradores da empresa Delta, sendo possível mostrar o quão necessário é que essas empresas tomem os devidos cuidados quanto ao processo de picking, já que é ele que contribui com a produtividade, principalmente em empresas multicanal. Finalizando com as considerações finais, o estudo de caso foi realizado em uma empresa Delta do setor de cosméticos e buscou apresentar o desfecho que se obteve no estudo, através da confirmação ou não dos objetivos propostos, sugerindo também melhorias que possam maiores benefícios a empresa, já que a mesma possui filial no Brasil e em outros países.