Curso:
- CDAPG
Área de conhecimento:
- Políticas Públicas
Autor(es):
- Augusto Cesare de Campos Soares
Orientador:
Ano:
A modalidade de Educação a Distância tem tido um crescimento expressivo no Brasil, como uma possibilidade de expansão e democratização do ensino superior. Este trabalho tem sua especificidade no Programa Nacional de Administração Pública – PNAP -, vinculado ao sistema CAPES/UAB e ofertado pela Universidade Estadual de Maringá – UEM - e tem seus fundamentos teóricos acerca da análise da implementação e da discricionariedade dos street-level bureaucrats. O trabalho parte de uma breve descrição da educação a distância no Brasil, com foco no PNAP e analisa os mecanismos utilizados pela coordenação do curso na sua implementação, juntamente com os docentes que atuam no curso e o poder discricionário, por eles demandado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja coleta de dados foi feita por entrevistas semiestruturadas com os atores participantes desse processo e o tratamento das informações coletadas, dentro de uma perspectiva descritivo-interpretativa e que foram discutidas com base no referencial teórico revisado. Também, fez-se uso de uma entrevista semiestruturada, com a coordenação do curso de Ciências Biológicas, na mesma modalidade, com a finalidade de comparar, especificamente, a atuação de uma coordenação de curso, que não se enquadra nos moldes de um curso formatado como o PNAP, formulado, desenvolvido e aplicado pelo governo federal. Assim, conclui-se a existência híbrida dos modelos top-down e bottom-up com relação à política de educação e ao ambiente em que a mesma é implementada. A atuação dos street-level bureaucrats, baseada nas habilidades, convicções e experiências, com ética profissional, consegue minimizar características de engessamento que o PNAP apresenta e mesmo com diretrizes mais rígidas, pouca flexibilidade na grade curricular e material didático e com alinhamento empresarial, não impede o PNAP de cumprir sua proposta de interiorizar o conhecimento.