O Bairro Guapiruvu como Lugar-organização: uma abordagem institucional do organizar

• CDAPG

• Políticas Públicas

• Fábio Grigoletto

2018

No período recente, um amplo processo de criação de cooperativas em bairros rurais e assentamentos rurais de reforma agrária tem sido observado no Brasil. Diferentes estudos tem interpretado essa emergência como resultado de incentivos ao cooperativismo inscritos em políticas públicas de compra institucional de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ainda que estas pesquisas divirjam quanto à validade dessa forma organizacional como meio para a organização produtiva de agricultores familiares e assentados rurais, pouca atenção tem se dado às práticas empregadas por estes para manter essas organizações operando. O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a manutenção de organizações de agricultores familiares em espaços impactados por ações de reordenamento fundiário. Para tanto, adota uma visão processual da organização, dando ênfase à sua emergência através de interações sociais situadas no tempo e no espaço. À essa visão, fundamentada na abordagem do organizar, procura integrar pressupostos da teoria institucional em organizações. Tomando o Guapiruvu, um bairro de Sete Barras, município do Vale do Ribeira, como espaço de análise, adota o lugar como nível de análise. Entendendo que a ação e a construção de sentidos não se dá em um vazio, mas sim como um processo relacional contínuo e historicamente situado que é delimitado por sistemas locais e extra-locais de sentidos, conclui que a manutenção se dá através de práticas de mediação institucional baseada na delimitação das fronteiras do organizar e, complementarmente, da institucionalização de contradições como forma de acomodação de inconsistências e tensões entre arranjos institucionais que se sobrepõe no lugar sem, no entanto, serem convergentes. Para tanto, propõe um modelo analítico adequado à realização de análises diacrônicas, o que permitiu identificar o relevante papel da história na formação de crenças e emoções e na ressignificação de instituições como a família e a religião, compondo, desse modo, sua substância.