Negócios entre Empresas de Mulheres e Grandes Corporações: o papel das organizações de fomento na mediação das relações comerciais

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Gestão de Operações e Logística

Autor(es): 

  • Leonardo Rentroia Viana

Orientador: 

Ano: 

2020

Embora haja um equilíbrio na proporção entre homens e mulheres no planeta, o volume de compras corporativas feitas pelas grandes companhias com empresas de propriedade ou lideradas por mulheres é irrelevante. O tema de diversidade de fornecedores, ou seja, compras de empresas de minoria, vem sendo estudado há algumas décadas no mercado norte americano e com a globalização essas práticas têm sido difundidas em larga escala, principalmente nas filiais de empresas norte americanas em outros países. Como consequência da ampliação dessas práticas, o tema tem se tornado alvo de mais estudos nos últimos quinze anos. A proposta desse trabalho aplicado foi investigar o trabalho das organizações de fomento que estimulam negócios entre empresas de mulheres e grandes companhias que adotam práticas de diversidade na cadeia de fornecimento no mercado brasileiro, contribuindo com boas práticas e direcionamento para os três principais elos da cadeia. Para isso, foram conduzidas uma série de entrevistas com os principais elos da cadeia e suas respostas foram analisadas dentro do caso e de maneira cruzada, a fim de se analisar como o tema está sendo tratado no mercado interno e quais as oportunidades de melhoria a serem destacadas. No presente trabalho, pode-se notar diferenças no modo como o tema é lidado nas grandes empresas no Brasil e como a falta de uma legislação adequada, como a que existe no Estados Unidos, impacta na adoção das práticas de diversidade na cadeia.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor