Mudança Estratégica, Dinâmica das Rotinas e Recursos-em-uso: uma análise processual em uma instituição de ensino superior no contexto do ensino a distância

• CDAE

• Estratégia Empresarial

• Rodrigo Assunção Rosa

2020

Nesta tese, analiso como os atores transformam recursos dentro e entre as rotinas organizacionais em resposta a restrições de recursos decorrentes de uma nova estratégia. Com este propósito, busco contribuir para lacunas presentes na literatura recente sobre estratégia e rotinas organizacionais, tendo em vista que a análise interna das rotinas ainda tem sido tratada como caixa preta nas pesquisas sobre mudança estratégica. Para atingir tal intento, realizo um estudo de caso único em profundidade na unidade de ensino a distância (UED) de uma universidade privada (UAlpha). A UAlpha atravessou por rápidas mudanças de legislação e mercado, e internas em sua UED, nas quais permitem caracterizar a relevância e contribuição do caso para os fins de compreensão dos fenômenos propostos. No período de coleta de dados, presenciei durante cinco meses o processo de mudança interno da UED como observador nãoparticipante, triangulando as observações coletadas com entrevistas semi-estruturadas e com fontes secundárias e documentos internos. O emprego de diferentes técnicas de análise qualitativas com o apoio do software Atlas.ti permitiu elaborar um modelo teórico-empírico de caráter processual que demonstra a relação entre as mudanças contextuais e internas da organização, a partir do interesse central na dinâmica dentro e entre as rotinas organizacionais. O foco das narrativas se deu em como uma nova estratégia comercial impactou o encadeamento de atividades e recursos de uma rotina focal (rotina de ensino), tendo como consequência um novo cenário interno caraterizado pela restrição de tempo, espaço e identidade na rotina focal. Por conseguinte, apresento como os atores na rotina de ensino e algumas rotinas interdependentes mobilizaram recursos na busca por responderem à condição imposta pela nova estratégia. A análise permitiu identificar três processos centrais de resourcing (emergente, configuracional e identitário) por meio do qual os atores buscam alterar recursos e responder de forma emergente à nova condição estratégica da organização dentro e entre as rotinas. Além das contribuições teóricas pretendidas, os achados implicações práticas para estrategistas, gestores e funcionários, e sugestões de estudos para futuros avanços nestes relevantes campos de investigação.