Curso:
- CDAE
Área de conhecimento:
- Estudos Organizacionais
Autor(es):
- Deborah Kelly Nascimento Pessoa
Orientador:
Ano:
Esta tese tem como objetivo analisar como o misbehaviour acontece nos bastidores de uma organização. A literatura ajuda a definir misbehaviour como práticas incompatíveis ou contra produtivas (ACKROYD; THOMPSON, 1999), que ocorrem no ambiente de trabalho, mas que não deveriam acontecer, de acordo com a estrutura, cultura e regras oficiais da organização, que desafiam os modos dominantes de operação ou os interesses dominantes na organização (WATSON, 2003), que além de uma forma de resistência, envolve lidar com as pressões do trabalho de uma maneira menos oposta, de conflitos que não podem ser exclusivamente atribuíveis à relação entre empregado e empregador (RICHARDS, 2007). Para atingir aos objetivos da pesquisa, orientamos o estudo na abordagem qualitativa, em uma empresa do setor alimentício. A etnografia foi adotada como estratégia de pesquisa, por permitir captar as minúcias do contexto pesquisado, em uma relação intensa de troca com o objeto de estudo. Foi adotado o comportamento indutivo no campo como orientação no processo de pesquisa, em um trabalho de campo que durou dez meses, aproximadamente, e produziu 657 páginas de diário de campo. O processo de análise do material empírico e de construção teórica foi conduzido conforme a abordagem da teoria fundamentada, usando o trabalho de Straus e Corbin (2008) como norteador do processo de categorização. Para organizar o agrupamento de categorias foi utilizado o trabalho de Gioia, Corley e Hamilton (2012). Inúmeras ações de misbehaviour foram identificadas nos resultados, por exemplo: consumo de produtos e matéria primas na empresa, descumprimento de horário de trabalho e de normas de segurança, sabotagem nas vendas, tratamento grosseiro a clientes, fofoca, comportamento agressivo, esnobe ou preconceituoso com colegas de trabalho, furto de matérias-primas e de receitas confidenciais, dentre outras ações. Diante disso, o estudo conclui indicando que misbehaviour é uma forma de resistência que extrapola as fronteiras organizacionais e a relação de oposição contra o management, que é influenciado pelas dimensões individual, organizacional e social.