A Mensuração da Qualidade dos Cursos de Educação Executiva e a Avaliação Docente: um estudo de caso do IDE

• MPGC

• Gestão de Operações e Logística

• Flávia Fernandes Brites Gritzbach

2019

Este trabalho teve por objetivo analisar se a avaliação docente, realizada pelo aluno, pode influenciar a qualidade dos cursos de Pós-Graduação lato sensu. Foram realizadas 4 entrevistas individuais, onde foram investigadas as sistemáticas das avaliações docentes aplicadas nos cursos oferecidos pelo FGV Management na cidade de São Paulo. Os cursos estudados correspondem a mais de 6.000 (seis mil) alunos, envolvendo mais de 500 (quinhentos) professores. Restaram identificados os principais componentes que poderiam constar num sistema de avaliação com foco na qualidade do curso. E por fim, foi feita a proposta de um novo sistema avaliativo, que envolve não só a reformulação do atual instrumento de avaliação, mas também uma nova forma de avaliar, com instrumentos diferentes, em momentos diferentes do curso.