Melhoria do Processo de Distribuição de Medicamentos para Pacientes Internados: estudo de caso da farmácia do instituto central do HCFMUSP

• MPGC

• Gestão da Saúde

• Vanusa Barbosa Pinto

2019

A competitividade gerada pela globalização da economia demanda ações para garantir qualidade e gestão de processos, pois a maioria das ineficiências nas organizações é proveniente de problemas nos processos. As metodologias de redesenho podem ser uma solução. Nesse sentido a abordagem para gestão proposta por Rummler e Brache (1994) disponibiliza recomendações para os gestores. Nas instituições hospitalares a qualidade dos processos é mais complexa, pois os produtos e serviços finais tem como cliente o paciente e variações de qualidade pode causar um evento adverso grave. A Assistência Farmacêutica ocupa uma importante posição dentro dessas instituições, sendo responsável por atividades relacionadas ao processo medicamentoso, dentro dele a distribuição impacta no sucesso da terapêutica e nos custos hospitalares, necessitando um sistema contínuo de avaliação. Redesenhar esse processo justifica a aplicabilidade deste estudo que tem como objetivo saber onde estão os gargalos e propor melhorias para as ineficiências do processo de distribuição de medicamentos para pacientes internados. Foi realizado na Central de Atendimento por Dose Individualizada da Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Trata-se de estudo de caso e para o redesenho do processo. Utilizou-se a metodologia Rummler Brache Group (RBG). Foi fundamentado em mapear e redesenhar o processo com foco nos pontos críticos que tem impacto nos erros de distribuição e no prazo de entrega de medicamentos aos pacientes internados. Para coleta de dados utilizou-se pesquisa documental, entrevistas por pauta e observação simples. Os resultados foram demonstrados por meio do mapa de processo atual e ideal, fios desligados identificados e recomendações que poderão gerar uma operação mais eficiente.