Media Identity and Social Anxiety in Computer-mediated Communication: predicting electronic media preference and use

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Informação

Autor(es): 

  • Fábio Viana de Moura

Orientador: 

Ano: 

2019

O presente trabalho teve dois principais objetivos. O primeiro consistiu em descrever a estrutura intelectual da literatura sobre communication mediada por computadores (CMC) dentro do campo de sistemas de informação (SI). O segundo foi propor e testar um modelo teórico que, abrangendo conceitos relativos a Identidade e a Ansiedade Social pudesse explicar: (1) a chances de um indivíduo preferir um meio de comunicação eletrônica (e.g., e-mail, mensagem de voz, mensagem de vídeo, vídeo conferência etc.) para resolver uma tarefa gerencial específica; (2) o uso de um conjunto de meios de comunicação eletrônica (MCE). Para isso, dividiu-se em três partes. A primeira, uma Revisão Sistemática da Literatura, utilizou a técnica de Mapa Científico para descrever os contornos teóricos e temáticos da literatura sobre CMC dentro do campo de SI. A segunda parte, utilizando uma amostra de 207 respondentes, recrutados via Amazon Mechanical Turk, testa por meio de uma regressão logística se a extensão na qual um indivíduo se identifica com um certo MCE e o seu nível de ansiedade social aumentam as chances de preferir um MCE para resolver uma tarefa comum para gestores. Na última parte, usando mesma amostra e mesmas variáveis preditoras, foi testado um modelo de equações estruturais, visando explicar a frequência com que pessoas usam MCE de forma geral. A revisão sistemática da literatura teve como principal resultado atribuir contornos a estrutura intelectual do tema pesquisado, demonstrando sua base teórica, temática, e a relação entre objetivos primários de pesquisas com teorias utilizadas para resolvê-los. Os resultados dessa primeira parte também revelam que a literatura sobre comunicação media por computadores é multidisciplinar e recebe contribuições principalmente das disciplinas: Comunicação, Administração e Psicologia. Os resultados das demais pesquisas corroboram as hipóteses construídas com base em teorias sobre identidade e ansiedade social. Eles demonstram que a extensão com que uma pessoa se identifica com meios de comunicação eletrônica e o quanto ela receia se expor a julgamentos sociais, impacta tanto na preferência por um meio de comunicação eletrônica para resolver uma tarefa comum a gestores, quanto na frequência com que ela usa um conjunto de meios de comunicação eletrônica em geral. No final, implicações para teoria e para prática são discutidas e direções para futuras pesquisas são propostas.

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