Lean Product Development e Lean Startup Methodology: contribuições ao processo de planejamento de negócios tecnológicos no ambiente acadêmico

• CDAE

• Empreendedorismo

• June Marques Fernandes

2017

As universidades e os centros de pesquisa passaram a desempenhar o papel de capitalizar o conhecimento, propiciando a geração de riqueza e o desenvolvimento social, caracterizando-se como universidades empreendedoras. Contudo, para promover a inovação tecnológica no ambiente acadêmico, observa-se a importância de estruturar um processo de planejamento de negócios tecnológicos (PPNT) que consiga contemplar aspectos sobre produto, tecnologia, transferência de tecnologia e negócios. Dessa forma como parte das contribuições deste estudo, foi realizada aintegração de três processos para consubstaciação do PPNT, são eles: i) o Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec), que busca auxiliar na incorporação da tecnologia ao produto e na aproximação deste em relação ao mercado; ii) o Processo de Planejamento de Transferência de Tecnologia (PPTT), que consiste em uma estruturação das fases que compõem o processo de transferência de tecnologia das Universidades para o mercado; e iii) o Processo de Planejamento de Negócios (PPNeg), que corresponde às fases de desenvolvimento do negócio. Observa-se que esses processos de auxílio à gestão da inovação ainda estão envoltos em desperdícios que afetam sua efetiva operacionalização. Em termos práticos isso implica assumir maiores custos para a entrega de tecnologias e negócios ao mercado. Esse aspecto nos conduz a uma reflexão sobre a necessidade da adoção de métodos e ferramentas (denominaremos de “práticas”) orientados pelos princípios lean, em especial para o Lean Product Development (LPD) e o Lean Startup Methodology (LSM). Para responder ao problema de pesquisa proposto – qual seja, “Como as práticas do LPD e LSM contribuem para o PPNT no ambiente acadêmico?” –, foram definidos dois objetivos gerais de pesquisa: a) identificar um conjunto de práticas do LPD que contribuem para a operacionalização do PPTec; b) identificar e avaliar as contribuições das práticas LSM às fases do PPTec, do PPNeg e do PPTT. Para proceder à investigação, esta tese está organizada em quatro capítulos: (i) no capítulo 1, utilizando a pesquisa-ação, objetivou-se a caracterização do modelo de negócios de cada projeto tecnológico analisado; (ii) no capítulo 2, por meio do estudo de casos múltiplos, foi obtida a frequência com que os pesquisadores-empreendedores vivenciaram as categorias e subcategorias de desperdícios durante o desenvolvimento do PPNT, sob a perspectiva do LPD; (iii) no capítulo 3, com a revisão de literatura, foi possível identificar as práticas relacionadas ao LPD capazes de contribuir com a redução dos desperdícios vivenciados pelas equipes dos projetos em diferentes fases do PPTec; (iv) o capítulo 4, por meio da revisão de literatura e, posteriormente, da pesquisa ação, teve o objetivo de identificar e avaliar as práticas LSM capazes de contribuir para mitigar os desperdícios vivenciados pelas equipes dos projetos nas diferentes fases do PPTT e PPNeg. Como resultado da pesquisa, tem-se: 1) a caracterização do modelo de negócio dos casos analisados e a validação empírica do modelo proposto por Reis, Ladeira e Fernandes (2015); 2) uma contribuição ao arcabouço teórico sobre o LPD, na medida em que foi possível identificar as práticas LPD capazes de contribuir com a operacionalização do PPTec em suas diferentes fases, sob uma perspectiva teórica; e 3) uma contribuição ao arcabouço teórico sobre o LSM, uma vez que foram identificadas as práticas LSM capazes de contribuir na operacionalização do PPTec, PPTT e PPNeg, sob uma perspectiva prática. Como limitação da pesquisa, destaca-se que não foram confrontadas as práticas e desperdícios na etapa de ideação da tecnologia. Outra limitação reside no fato da pesquisa ter sido aplicada em somente nove projetos de base tecnológica no ambiente acadêmico. Assim, entende-se importante a ampliação do estudo para spinoffs de outros contextos (corporativos ou públicos). A pesquisa pôde contribuir com o enriquecimento e a ampliação da literatura sobre LPD, LSM e PPNT, além de auxílio ao processo de inovação tecnológica na universidade.