Launching a New Selective Skincare Brand in Asia and Europe

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Rita Geraldes Lucas Conde Pereira

Orientador: 

Ano: 

2013

O mercado de beleza é extremamente competitivo, tendo uma facturação de 145 biliões € em todo o mundo e registando uma taxa de 4% de crescimento anual. O mercado da beleza inclui os cuidados com o cabelo, rosto, maquilhagem, perfumes, higiene e cosmética oral. A Uniqcosmet é uma empresa que opera na indústria da beleza desde 2011. Apesar do seu foco estar relacionado com consultoria e marketing, um novo projecto nasceu: lançar uma nova marca que opere no mercado seletivo, com um posicionamento internacional no segmento de cuidados com o rosto, em particular, no mercado de produtos naturais. Nesse sentido, o objetivo do estudo é de identificar se existe espaço ou não, para uma nova marca de beleza seletiva, e posteriormente, aferir qual a melhor forma de lançar esta marca posicionando-a num mercado extremamente competitivo. Assim sendo, primeiramente, foi realizado um estudo focado nos diversos países da Europa e da Ásia. De seguida foi feita uma análise da concorrência, no sentido de perceber qual o melhor posicionamento a adotar. Para além desta análise, o comportamento do consumidor foi também alvo de pesquisa, seguido de uma análise ao potencial das azeitonas e azeite de oliva como ingrediente base. De seguida, as regiões de Portugal e Espanha como território geográfico das marcas também foram analisadas. Finalmente, dois diferentes conceitos de marca foram apresentados e apoiados por toda a fase de pesquisa. Como conclusões, descobriu-se que a Europa e Ásia Pacífico são as duas regiões mais promissoras para novas marcas de cuidados com o rosto operando no mercado seletivo. Foi também descoberto o potencial e importância das marcas conceptuais, e que as azeitonas e azeite de oliva têm enormes benefícios para a pele e uma grande aceitação por parte dos consumidores.  

 

The Beauty Care market is highly competitive accounting for 145 Billion € worldwide and it is growing at an average of 4% per year. It includes categories such as Haircare, Skincare, Make Up, Fragrances, Hygiene and Oral Cosmetics. UniqCosmet is a company which operates in the Beauty Care Market since 2011. Even though the core business of the company is in marketing consultancy, a new project has arisen within the company: to launch a selective beauty brand in the international skincare market positioned on the trend of natural products. By selective skincare brand, it is understood that the brand should adopt a premium positioning strategy, targeting the upper and middle-upper class. To this extent, the objective of this research is to identify whether there is space, or not, in the selective beauty market for this brand, that the company was aiming to launch, and which could be the best approach to do it, to make it possible. In this sense, as a first step a complete study regarding the different markets across Europe and Asia will be made, as well as a competition analysis. Furthermore, the consumer behavior was analyzed, followed by the potential of olives and olive oil as a base ingredient, and the potential of Portugal and Spain as brand geographical territories were also assessed. Then, two brand scenarios were presented supported by the conclusions drawn by the research. As conclusions it was found that Europe and Asia Pacific are the most promising regions to new selective skincare brands. It was also found that conceptual brands play an important role in which regards selective skincare markets and that olives and olive oil have enormous skin benefits and a great acceptance by the consumers. 

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