Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Estudos Organizacionais
Autor(es):
- Sergio Almeida Xavier de Brito
Orientador:
Ano:
O objetivo deste trabalho foi capturar a percepção dos conselheiros a respeito do papel do conselho de administração na promoção da inovação dentro das empresas, bem como a importância da inovação como parte da estratégia corporativa empresarial. Como metodologia, o trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, com conselheiros experientes e atuantes em conselhos de administração. Foram entrevistados nove conselheiros, todos presentemente participantes de conselhos de administração estatutários de empresas com sede no Brasil e com experiência como conselheiro variando entre oito e 25 anos. As entrevistas foram todas presenciais e gravadas, sendo sua duração média de 42 minutos. Os resultados sugerem que o conselho de administração possui um papel importante na promoção da inovação, orientando, apoiando e ao mesmo tempo desafiando o time de gestão. A principal contribuição do conselho de administração está associada com aspectos relacionados ao ambiente externo de negócios à empresa, ao nível de risco aceitável pelos acionistas, à alocação de recursos e à capacidade da empresa de executar iniciativas de inovação. Como contribuição prática, este trabalho sugere que as empresas desenvolvam modelos colaborativos de trabalho entre o conselho de administração e o time de gestão de modo a conseguir, no longo prazo, maior sucesso em suas iniciativas de inovação.