A Influência do Marketing Relacionado à Causa Social na Atitude, na Imagem e na Iintenção de Compra de uma Marca

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Cyntia Agelune Uehara

Orientador: 

Ano: 

2017

Marcas que promovem ações voltadas às questões sociais esperam transmitir aos consumidores seu posicionamento em relação à responsabilidade social corporativa (RSC) visando melhorar sua avaliação junto a este público. Todavia, o uso dessas ações podem não causar o efeito desejado, tanto pela desconfiança que o consumidor nutre em relação a essas atividades, quanto pela falta de sensibilidade do indivíduo a esse tema. O efeito destas ações pode sofrer interferência de outros aspectos relacionados ao perfil do consumidor e conhecimento sobre produtos e marcas, por exemplo. Desta forma, este estudo investigou por meio de um experimento fatorial entre sujeitos o efeito do Marketing Relacionado à Causa Social (MRC) na reação dos consumidores quanto à imagem percebida da marca, à atitude em relação à marca e à intenção de compra da marca que adota MRC. Foram testadas marcas já existentes no mercado de produtos considerados prejudiciais à saúde (refrigerantes) pela Organização Mundial da Saúde e de produtos tidos como benéficos à saúde (água mineral) apoiando a causa ‘reeducação alimentar’. A familiaridade com as marcas, alta e baixa, também foi avaliada no estudo. Foi conduzido experimento com 480 consumidores brasileiros de ambos os sexos, que possuíam renda acima de 1 salário mínimo, idade entre 18 e 60 anos e que tivessem cursado pelo menos o ensino médio, com o intuito de refletir o real comportamento de compra. Esse estudo verificou também a relação entre o ceticismo do consumidor bem como a congruência da causa social com a marca e a atitude, a imagem e a intenção de compra. A escolha das marcas tomou como base o conhecimento e a frequência de uso que o consumidor tem com esses tipos produtos, o que possibilita maior validade externa do experimento. Os dados foram analisados por meio de teste de médias e também por regressão linear. Os resultados do experimento apontam que o MRC apresenta maior aderência para marcas de baixa familiaridade e para produtos benéficos à saúde. Marcas de alta familiaridade não apresentaram mudanças significativas na avaliação do consumidor e os produtos prejudiciais à saúde de marcas de baixa familiaridade obtiveram uma melhora na atitude, na imagem e na intenção de compra ao ser atrelada a uma campanha de MRC. Foi identificada também uma relação positiva e significativa entre o ceticismo e a congruência na atitude do consumidor e na intenção de comprar a marca, todavia, não se percebeu uma influência significativa sobre a imagem da marca.

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