A Influência da Internet das Coisas no Desenvolvimento de Produtos e Serviços das Operadoras de Telecomunicações no Brasil

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Informação

Autor(es): 

  • Everton Chagas

Orientador: 

Ano: 

2017

Após avanços significativos nas redes e infraestrutura de telecomunicações nas últimas décadas, surge o conceito da Internet das Coisas, termo em inglês Internet of Things (IoT). O campo de pesquisa sobre a IoT perpassa diversas áreas de conhecimento, como computação, engenharias, telecomunicações, economia e negócios. Esse estudo considera o fato de que a IoT pode permitir uma verdadeira transformação no segmento de telecomunicações para fornecedores e operadoras. A Internet das Coisas poderá influenciar vários componentes do modelo de negócios das operadoras de telecomunicações, os quais podem ser estudados sob vários aspectos. Entretanto, este trabalho trata especificamente do desenvolvimento de produtos e serviços da IoT no ambiente das operadoras de telecomunicações no Brasil. Desse modo, o objetivo principal deste estudo exploratório é identificar a influência da demanda por aplicações da IoT no desenvolvimento de produtos e serviços das operadoras de telecomunicações no Brasil. Essa influência é analisada a partir do estudo de caso múltiplo realizado em três operadoras, observando em cada uma delas aspectos ligados à demanda por soluções da IoT, ao desenvolvimento de produtos e serviços da IoT e à oferta das soluções ligadas à IoT. Os resultados mostram que, na percepção das operadoras, a demanda por soluções ligadas à IoT tem crescido fortemente, principalmente no segmento empresarial, justamente onde as operadoras têm atuado com maior foco. Contudo, o modelo de desenvolvimento de produtos e serviços para a IoT pede uma clara adaptação, exigindo mais participação de parceiros tecnológicos, apoio a aceleradoras de startups e laboratórios de tecnologia, abrindo espaço para a utilização de metodologias ágeis nesse processo de desenvolvimento, objetivando consolidar e ampliar o portfólio de ofertas para a IoT, que, apesar dos esforços recentes das operadoras, mostra-se reduzido.

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