A Implantação de Estratégias de Responsabilidade Social por EMNEs em Países em Desenvolvimento na Visão de Diferentes Grupos de Interesse Casos (África e América Latina em Moçambique)

• CDAE

• Estratégia Empresarial

• Raimundo Alfândega Mateço

2016

Esta Tese tem como objetivo geral analisar, na visão dos diferentes stakeholders, as estratégias da responsabilidade social de empresas multinacionais emergentes em países em desenvolvimento. Constituem objetivos específicos: (i) descrever a estratégia de responsabilidade social empresarial da empresa A e da empresa B em Moçambique; (ii) analisar a visão da Comunidade e do Governo Local; e (iii) propor ações com vista à melhoria da atuação das empresas no âmbito da Responsabilidade social empresarial em Moçambique. A metodologia obedeceu aos seguintes passos: (i) coleta de dados primários (entrevistas envolvendo membros do Governo, das Empresas e da Comunidade), a partir de vinte (20) informantes nas províncias de Tete e Maputo; (ii) triangulação dos dados primários com os dados secundários (relatórios, revistas); (iii) análise e interpretação dos dados sobre cada uma das empresas (A e B); (iv) análise e interpretação comparativa dos dados sobre as duas empresas. Análise dos resultados indicam que, até o momento, a empresa A cumpriu com as ações de responsabilidade social através de: a) construção de um edifício para o funcionamento de uma esquadra; b) oferecimento de postos de trabalho à população local; c) apoio às crianças em idade escolar em materiais escolares; d) apoio à comunidade em redes mosquiteiras de combate a doenças como a malária; e) apoio à comunidade na construção de habitações melhoradas; f) construção de estradas; g) apoio à comunidade em cabazes de gêneros alimentícios e em alguns instrumentos e produtos para cultivo; h) construção de um murro de vedação do cemitério; i) construção de um hospital e disponibilização de um médico. Por sua vez, a empresa B cumpriu com as ações de responsabilidade social através de: a) eletrificação da vila; b) construção de estradas; c) fornecimento de água potável; d) oferecimento de postos de emprego à comunidade; e) melhoramento das condições de saúde, educação e habitação; f) aumentou de níveis de negócios e de empreendedorismo na comunidade. Entretanto, em uma análise comparativa sobre a insersão das empresas nas comunidades, constatamos que, com relação à empresa A, apesar de algunsaspectos negativos, tais como: a) ineficiência no fornecimento de água à comunidade; b) ineficiência no melhoramento de condições hospitalares para internamentos de doentes; c) ausência de ações coordenadas com outras empresas visando à redução de poluentes, no geral, sua inserção na comunidade e no País é satisfatória. Prova disso é o nível de satisfação, bastante elevado, da comunidade. Adicionalmente, a empresa A tem sido uma das empresas melhor avaliadas, posicionando-se, frequentemente, no topo das 100 melhores empresas no País. Ao contrário, a empresa B tem conhecido uma inserção negativa nas comunidades e no País. Prova disso é a insatisfação bastante observável nas comunidades, o que tem desencadeado conflitos violentos. Adicionalmente, a negatividade dos impactos ambientes causados pela empresa é demasiado elevada, o que tem criado alguma preocupação ao País. Com efeito, chegou-se a conclusões de que empresa A possui, até certo ponto, um conjunto de estratégias satisfatórias às necessidades das comunidades e às exigências ambientais do País. Ao contrário, da empresa B tem sido caracterizada pela ineficiência na concepção das suas estratégias de responsabilidade social, particularmente no que respeita ao estabelecimento e manutenção de um relacionamento tripartido Empresa/Governo/Comunidades saudável; à capacidade de prevenção e resolução de conflitos Empresa/Comunidades; à criação e oferecimento de condições com qualidade aceitável para o reassentamento das comunidades; à capacidade de avaliação e mitigação da poluição ambiental.