Imagem País na Perspectiva dos Turistas: o caso do Peru

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Victor Jesus Escobedo Ortiz

Orientador: 

Ano: 

2016

O objetivo deste trabalho foi identificar os aspectos centrais da definição da imagem país na perspectiva do turista, como parte de uma trajetória de construção da operacionalização do conceito e sua mensuração. A ideia emergiu com o interesse de analisar o conceito de marca país e, para tal, foi necessário entender os conceitos imagem país e imagem de destino. Neste trabalho se definiu a Imagem País como sendo todas aquelas representações mentais que o consumidor tem ao processar as informações sobre algum lugar resultantes de experiências ao longo do tempo. A imagem de destino tem o mesmo princípio da imagem país, mas pode se referir a outros níveis de delimitação geográfica, tais como, uma cidade, uma região delimitada e também um país. Com a revisão bibliográfica sobre a imagem país se obteve 11 dimensões, que foram usadas na fase de análise da pesquisa de campo. Como forma de identificar os conteúdos que definem o conceito foram coletados dados por meio de entrevistas em profundidade, usando como país focal o Peru, que tem feito um trabalho de desenvolvimento de sua marca país desde 2009. Foram entrevistadas 20 pessoas com mais de 18 anos de idade que visitaram o Peru como turista nos últimos seis anos. Usou-se o método do Zmet de entrevista pelo fato desta técnica ser usada para obter ou capturar pensamentos inconscientes, atitudes e percepções dos informantes. A partir dos resultados obtidos pela análise de conteúdo, concluiu-se que nem todas as dimensões indicadas na teoria se confirmam como de primeira ordem, ou seja, há dimensões que podem ser agrupadas para obter uma melhor representação do conceito. Desta forma, se propõe as seguintes dimensões para representar a imagem de um país pela atividade econômica do turismo: 1) Ambiente socioeconômico e político; 2) Infraestrutura geral; 3) Infraestrutura para turismo, lazer e recreação; 4) Cultura, história e arte, 5) Recursos naturais; 6) Tecnologia e 7) Caráter do país. As demais dimensões apresentadas na teoria são propostas como sub-dimensões das dimensões indicadas.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor