Grau de Capacitação em IFRS do Profissional Recém Formado em Contabilidade no Brasil: uma comparação entre os exames do CFC e da ACCA

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Finanças e Contabilidade

Autor(es): 

  • Helton Masahiko Hayakawa Nojima

Orientador: 

Ano: 

2020

Em linha com a convergência internacional da contabilidade, o Brasil adotou desde 2010 as normas internacionais International Financial Reporting Standards (IFRS), buscando uma maior comparabilidade das demonstrações financeiras e melhorar a qualidade da informação representada nos relatórios contábil-financeiros. No entanto, uma condição para que a adoção do padrão IFRS impacte de maneira positiva o ambiente informacional no Brasil é que os profissionais envolvidos na preparação, verificação e análise das informações contábeis possuam conhecimento suficiente das IFRS e suas aplicações. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar qual o grau de capacitação do profissional de contabilidade recém graduado no Brasil em relação às IFRS. Para isso, foi efetuada uma comparação entre o exame de suficiência promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), como requisito para a obtenção inicial do registro profissional de contador no Brasil e o exame de nível fundamental da Association of Chartered Certified Accountants (ACCA), uma das mais reconhecidas certificadoras internacionais na área contábil que adota as IFRS. Foi efetuado um estudo documental dos exames, comparando a estrutura dos exames, conteúdo, quantidade de questões e grau de acerto dos candidatos. Os resultados indicaram que o exame do CFC avalia de maneira mais superficial o conhecimento, aplicando poucas questões sobre cada tema, e apresenta uma prova muito mais voltada à aplicação de regras do que a suas implicações na análise dos relatórios. Apesar da dificuldade em se efetuar essa comparação, foi possível observar que os candidatos do exame ACCA apresentavam-se mais bem preparados, atingindo melhores resultados. Por fim, foi possível concluir que o grau de capacitação do profissional no Brasil ainda é inferior ao do profissional candidato à qualificação da ACCA. Assim, este trabalho contribui para identificar oportunidades de melhoria no exame do CFC e no ensino da contabilidade no Brasil, principalmente via priorização do desenvolvimento de capacidades interpretativas, analíticas e críticas, ao invés da mera replicação de regras e leis e via ampliação da abrangência do exame.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor