The Good Old Days: how technology makes people nostalgic

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Marília Thomaz Ayres da Silva

Orientador: 

Ano: 

2020

Nas últimas décadas, a nostalgia atraiu considerável atenção de escritores, jornalistas, consumidores e pesquisadores de marketing, e tem sido amplamente utilizada como tática de marketing. Os pesquisadores concordam com a eficácia da nostalgia, mas o mecanismo subjacente a essa emoção carece de compreensão. Através da modelagem de equações estruturais, essa pesquisa examina a relação entre solidão e nostalgia, mediada pelo uso excessivo da Internet, e seus resultados negativos (ou seja, ansiedade). Os resultados indicam que a solidão promove o uso excessivo da Internet, o que subsequentemente aumenta a ansiedade, aumentando a nostalgia. A dissertação contribui para a ideia de que o excesso de tecnologia faz as pessoas ansiarem pelos “bons velhos tempos”.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor