Gestão de Periódicos Científicos: um estudo com revistas da área de administração

• CMAPG

• Gestão Pública

• Luisa Veras de Sandes-Guimarães

2013

A criação e popularização da Internet têm provocado sérias mudanças no campo da comunicação. Especificamente na comunicação científica, o uso do meio eletrônico permite agilizar as etapas do processo editorial, bem como facilitar a criação, disseminação, pesquisa e uso de informação científica. Entretanto, a incorporação de tecnologias é também desafiadora, pois exige diversas mudanças no modelo de gestão de periódicos científicos. Esse é composto basicamente por aspectos científicos (certificação de conteúdo visando a seleção e divulgação de conhecimento de qualidade), administrativos (produção editorial e gráfica, gestão administrativa e financeira, comunicação e marketing) e financeiros (modelo de rendimentos) que precisam estar alinhados para que o periódico possa cumprir seu objetivo. A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a gestão editorial de periódicos científicos da área de Administração no contexto brasileiro e propor uma tipologia de seus modelos de gestão. Adotou-se de uma abordagem qualitativa e foram utilizados métodos de pesquisa documental, entrevista e análise bibliométrica para, respectivamente, identificação do contexto, descrição dos modelos de gestão editorial e cálculo do impacto dos periódicos selecionados para o estudo (Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da USP, Organizações & Sociedade e Brazilian Administration Review). Identificou-se que os periódicos selecionados apresentam impacto (medido por meio de citações) relativamente alto quando comparados aos periódicos estrangeiros avaliados pelo Qualis da área de Administração, Contabilidade e Turismo. Percebe-se que o modelo de gestão dos periódicos está fortemente vinculado ao tipo de Instituição Mantenedora desse (Associação Científica, Instituição de Ensino Superior (IES) Pública, IES Privada), a qual influencia nas questões financeiras, administrativas e científicas das revistas. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir não só para os editores de revistas científicas, mas também para os responsáveis por decisões que se referem às políticas de avaliação e fomento de periódicos científicos no Brasil.

The creation and popularization of the Internet have led to serious changes in the communication field. Specifically in scientific communication, the use of electronic media allows you to streamline the editorial process steps, as well as facilitate the creation, dissemination, research and use of scientific information. However, the incorporation of technology is also challenging because it requires several changes in the management model of scientific journals. This is basically composed of scientific aspects (certification of contents aiming at the selection and dissemination of knowledge of high quality), administrative aspects (editorial and graphic production, administrative and financial management, marketing and communications) and financial aspects (revenue model) that need to be well aligned so that the journal can accomplish its main goal. This study aimed to analyze the editorial management of scientific journals in the Business Administration field in the Brazilian context and proposes a typology of their management models. It was adopted a qualitative approach and the data collection methods used were documental research, interviews and bibliometric analysis for, respectively, context identification, description of editorial management models and calculus of the impact of the journals selected for the study (Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da USP, Organizações & Sociedade and Brazilian Administration Review). It was identified that the selected journals have a relatively high impact (measured by citations) when compared to foreign journals classified at the Qualis (Brazilian Official Journal Ranking) of the Administration, Accounting and Tourism field. It is noticed that the management model of the journals is strongly linked to the type of supporting institution (Scientific Association, Private or Public Higher Education Institutions), which influences in scientific, administrative and financial matters of the journals. It is hoped that the results of this research can contribute not only to the editors of scientific journals, but also for decision makers that work with the policies of assessment and promotion of scientific journals in Brazil.