Experiência do Funcionário: uma análise empírica no varejo

• MPGC

• Estudos Organizacionais

• Maria Fernanda Fróes Del Fiorentino

2018

A experiência está no centro das discussões sobre atendimento ao cliente e os funcionários que trabalham no varejo, os vendedores, também ajudam a melhorar ou comprometer a experiência dos clientes já que que a satisfação do cliente é formada em todas as interações com a empresa. Dessa forma, a valorização da experiência do funcionário surge como uma forma de aumentar a competitividade do varejista por meio da elevação dos níveis de satisfação e engajamento dos vendedores. O presente trabalho tem o objetivo de investigar e descrever como uma organização varejista pode melhorar a experiência de seus vendedores utilizando a abordagem do design thinking. Por meio da revisão bibliográfica buscou-se identificar, entender e com isso resumir três grandes temas essenciais a esse trabalho, são eles: o varejo e suas características, os modelos de competitividade e os conceitos e princípios da experiência do funcionário. A partir da revisão bibliográfica pudemos identificar uma série de conceitos fundamentais, dentre eles as três dimensões da experiência do funcionário (espaço físico, cultura e tecnologia) e que é crucial envolver o próprio funcionário em projetos colaborativos para redesenhar sua experiência. A escolha do método de pesquisa nos levou a escolha do design thinking como forma de aplicar seus três princípios fundamentais: empatia, colaboração e experimentação (BROWN, 2008). A metodologia consistiu num estudo de caso de uma realidade específica de um grande varejista nacional onde foi possível conduzir uma survey com os funcionários da organização, realizar observação direta do dia a dia desse grupo e por fim, envolver a todos em uma sessão colaborativa de design thinking com grupos multidisciplinares. Durante as sessões foi possível utilizar os resultados da survey, a da etapa de observação direta para identificar as personas que representam esses funcionários: os vendedores e os funcionários administrativos. Vale aqui ressaltar que o foco do presente trabalho é nos vendedores que, conforme sugeriu a revisão bibliográfica, são parte fundamental no aumento da competitividade dos varejistas por estarem sempre em contato com o cliente. Os funcionários administrativos foram representados como forma de evidenciar a importância de avaliar cada grupo considerando suas peculiaridades. Além de identificar as personas, o objetivo das sessões de design thinking foi descrever a jornada de cada grupo de funcionários e construir o mapa da empatia (forma de sintetizar ações, comportamentos, sentimento e emoções). Como resultado, foram levantadas iniciativas para cada um dos dois grupos, representados pelas personas. As iniciativas permearam as três dimensões da experiência do funcionário. Por fim, pudemos observar que ao dividir os funcionários levando em conta as particularidades de cada um, seja pelo local ou pela natureza do trabalho, foi possível propor iniciativas relativamente simples de serem implementadas e com grande potencial de impactar positivamente na experiência dos vendedores. O trabalho sugere ainda uma proposta de continuidade que contempla as etapas aqui descritas bem como recomendações para as próximas etapas.