A Experiência do Consumidor na Loja Física Modificada pela Desmaterialização do Consumo: uma análise em livraria

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Maria Silvia Moliterno Pena

Orientador: 

Ano: 

2019

O modelo atual de varejo vem sendo desafiado pelas novas tecnologias que propiciam a sinergia entre canais de compra físico e virtual e novos percursos para a jornada de compras. Confrontada pela desmaterialização do consumo, a loja física vem transformando seu papel tradicional de ponto de vendas para se consolidar como local de experiência. Para investigar o papel da loja física na experiência do consumidor neste cenário de desmaterialização do consumo, este estudo foca no espaço físico e seus significados, examinando um mesmo fenômeno por pontos de vista distintos a partir de três abordagens dos estudos de espaço: Interconexão, espaço de fluxos e redes; Dominação e resistência, espaço da cristalização das ações sociais; e Place, espaço com significado e espaço da experiência. Como livrarias constituem um dos tipos de varejo que mais sofrem a desmaterialização de consumo, o contexto de estudos é o ecossistema dos livros, apoiado na loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional para coleta de dados. Como contribuição teórica, o estudo traça paralelos entre o espaço da livraria e o espaço da cidade em questões de pertencimento e valor do acesso, e trás um novo entendimento sobre a experiência de consumo na livraria, destacando características individuais do indivíduo como direcionador do tipo de experiência vivida, e determina uma tipologia de consumidores. O estudo ainda identifica os significados que emergem da livraria física e destaca quatro tipos de experiências vividas pelos consumidores na livraria: Lugar de Comprar, Refúgio do Lar, Portal da Magia e Garimpo. Como contribuição gerencial, o estudo sugere formatos de negócio para livraria que, à medida que a desmaterialização do consumo avança, sejam adequados a cada tipologia de consumidor.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor