Estratégia de Sustentabilidade Ambiental e Internacionalização da Empresa: uma revisão sistêmica da literatura

• CMAE

• Sustentabilidade

• Leonardo Boscolo Cavalheiro Barbosa

2018

Tendo em vista o aumento de problemas ecológicos e das demandas de diversas partes interessadas quanto ao meio ambiente natural, entender como empresas integram estratégias e práticas de sustentabilidade ambiental em seus negócios internacionais recebe destaque e relevância. Especificamente, é importante questionar: quais são os fatores internos e externos que influenciam a adoção de estratégias de sustentabilidade ambiental? Quais os impactos sobre o desempenho internacionais de empresas que adotam estratégias de sustentabilidade ambiental? Para endereçar essas questões, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura de negócios e gestão, considerando: a definição de palavras-chave, critérios de inclusão e exclusão dos estudos, a seleção de artigos relevantes a partir do banco de dados da Web of Science e, finalmente, a revisão e análise dos estudos. A amostra final resultou em uma base composta por 130 estudos, entre os quais 37 demonstraram aderência ao objetivo específico desta pesquisa. A revisão sistemática avaliou como a literatura examinou o tema estratégias de sustentabilidade ambiental, seus motivadores e impactos, abordando as diferentes conceituações empregadas e buscando eventuais oportunidades e recomendações para pesquisas futuras. Os resultados do estudo indicam que: há um aumento no volume de estudos publicados sobre o tema, em especial após 2010; survey é o principal método de pesquisa empregado; os estudos empíricos apresentam resultados mutuamente inconsistentes quando avaliam a relação entre estratégias de sustentabilidade ambiental e desempenho internacional da empresa, apesar do efeito positivo ser suportado na maioria dos casos. A principal contribuição deste estudo consiste em organizar e sistematizar a literatura conceitual e empírica sobre a adoção de estratégias de sustentabilidade ambiental de forma a identificar: (i) os principais determinantes (tanto os do ambiente externo à empresa quanto os referentes a aspectos internos à empresa) da adoção de tais estratégias, (ii) os principais aspectos conceituais pelos quais podem ser caracterizadas as estratégias de sustentabilidade ambiental, (iii) os impactos esperados sobre o desempenho internacional da empresa, bem como (iv) as variáveis/mecanismos que mediam o efeito das estratégias de sustentabilidade sobre o desempenho. Adicionalmente, este estudo integra os argumentos que explicariam as relações entre esses conjuntos de variáveis (isto é, relações entre as estratégias orientadas ao meio ambiente natural, seus determinantes e suas consequências).