Estratégia de Informação: lobby em ambientes de mudanças políticas

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Ariela Zanetta Simoni

Orientador: 

Ano: 

2018

No âmbito das atividades políticas corporativas (CPA) com auxílio das variáveis de recursos, rotina e capacidades da Teoria da Visão Baseada em Recursos (RBV), esta pesquisa pretendeu analisar como as atividades políticas corporativas de Lobby das empresas são realizadas em ambientes de mudanças políticas. O Lobby é uma das táticas mais utilizadas de CPA. Estudos que visam a compreensão por intermédio de fatores econômicos e de outras naturezas são de suma importância na explicação da variação dentro de um determinado sistema, porém, raramente levam em consideração o ambiente político doméstico de um país (YADAV, 2008). O contexto de imprevisibilidade gera incertezas a respeito do ambiente no qual implementa-se a tática de Lobby e diminui a capacidade de previsão de cenários. A consequência disso é a possibilidade de redução da vantagem competitiva das firmas as quais se engajam em estratégias de não mercado. Além disso, ambientes de mudanças políticas caracterizam-se por trocas de executivos no poder provenientes de eleições nacionais (YASUDA; MITSUHASHI, 2017) ou por impedimento em completar o mandato governamental. O cenário político e econômico do ano de 2016 no Brasil serviu como laboratório para o estudo, na medida em que apresenta características do ambiente de mudanças políticas necessárias à pesquisa. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa positivista com triangulação de dados primários – obtidos por meio de entrevistas – e secundários – principalmente para entendimento do ambiente político, a pesquisa justifica-se pela importância no aprofundamento da compreensão do fenômeno.

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