Escritório de gerenciamento de projetos para projetos intersetoriais

Curso: 

  • MPGPP

Área de conhecimento: 

  • Gestão Pública

Autor(es): 

  • Rodrigo Bezerra da Silva

Orientador: 

Ano: 

2016

O objetivo do presente trabalho reside em demonstrar a viabilidade da implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO – Project Management Office) aos projetos realizados por distintos órgãos da Administração Pública, visando aumentar a eficiência e a eficácia das realizações de projetos na esfera pública. Descritos os conceitos de gestão de projetos, escritório de gerenciamento de projetos, especificamente em instituições públicas, e intersetorialidade, propõe-se o PMO a projetos intersetoriais, pois, por meio da estruturação de um PMO pode-se garantir maior governança aos projetos existentes, estabelecer padrões para que os gerentes de projetos possam seguir, gerando melhora na gestão do conhecimento nas instituições. Para tanto, é necessário flexibilizar as estruturar das instituições, gerando maior interação entre os entes públicos, as instituições privadas e a sociedade civil. Além disso, é necessário o engajamento da alta cúpula da organização, trabalhando como o patrocinador dessa ação, visto que representa uma mudança de paradigma e de cultura nas instituições públicas. Dessa forma, será possível melhorar a utilização dos recursos públicos na gestão de projetos, promovendo maior controle social e maior engajamento da sociedade na gestão pública brasileira.

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