Escola de Negócios e a Crise Econômica: implicações sobre o modelo de negócios

• Estratégia Empresarial

• Yuri Lázaro de Oliveira-Cunha

2018

O momento de grande instabilidade político-econômica do Brasil desde o seu agravamento em 2015 até o primeiro semestre de 2018 é analisado por esta pesquisa por meio das suas implicações sobre o modelo de negócio de uma Escola de Negócios. Por meio da caracterização do modelo de negócio anterior e posterior à crise político-econômica com implicações sobre a pós-graduação lato-senso, procura-se identificar quais influencias e quais adequações foram estrategicamente significativas para essa instituição. A luz das abordagens teóricas de Estratégia e de Modelo de Negócios identifica-se, a necessidade de estudos que investiguem os antecedentes e suas implicações no modelo de negócio. Por meio da abordagem qualitativa de estudo de caso, com o emprego de dados primários e secundários, utilizando observação direta não participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas, foram investigadas e identificadas as principais influências oriundas da crise econômica no modelo de negócio. Os dados sugerem que a crise econômica modificou o modelo de negócio da escola de negócios pesquisada. Wirtz et al. (2016) defendem que a adequação do modelo de negócio ocorre somente no longo prazo, entretanto, este trabalho identificou que a adequação do modelo de negócio pode ocorrer no curto prazo. Adicionalmente, é evidenciado empiricamente a resposta de uma escola de negócio durante o período de crise.