Economia Compartilhada na Saúde: atratividade do mercado para plataformas de agendamento de consultas médicas

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Saúde

Autor(es): 

  • Gilmara Pereira Espino

Orientador: 

Ano: 

2018

Avaliar a atratividade de um mercado é fundamental em decisões sobre investimento em uma determinada empresa ou segmento de negócio. Setores específicos requerem conhecimentos particulares, nem sempre percebidos em estudos de viabilidade conduzidos com base em premissas generalistas. Recentemente, um súbito crescimento da oferta de novas empresas de economia compartilhada competindo como plataformas de agendamento de consultas médicas fez levantar a questão sobre a atratividade desse negócio para o mercado de saúde. Esse estudo apresenta os fatores sociais, econômicos e tecnológicos que explicam essa intensificação de competidores e, também, as barreiras que ainda dificultam a expansão dessas plataformas no Brasil. Mais do que compreender o fenômeno, os resultados apresentam um cenário atual sobre o ambiente de saúde e percepção dos usuários. É, portanto, conhecimento que pode ser aplicado a estudos de viabilidade de outros produtos ou serviços que desejam competir no segmento de saúde. A análise, embasada na literatura pesquisada e nos dados combinados de questionário dirigido, entrevista e cliente oculto, conclui pela tendência de arrefecimento do interesse em investimentos em empresas que atuem exclusivamente como plataformas de agendamento de consultas, e aponta para uma organização do mercado mais concentrada, com pequenos concorrentes diversificando seus produtos e serviços para se manterem competindo.

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