Eco-inovação a partir da Adoção da Rotulagem Ecológica: dois estudos de caso na indústria brasileira de aço brasileira

• MPGC

• Sustentabilidade

• Juliana Rangel Carvalho

2020

O aço é um material que está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas; construção, transporte, eletrodomésticos, produção de energia, entre outros. A indústria do aço é importante para o desenvolvimento global e gera impactos ambientais significativos, tanto pela emissão de gases do efeito estufa (GEEs), quanto pelo alto consumo de recursos naturais. Com o aumento da concorrência global, a conscientização sobre a sustentabilidade e visando atender demandas dos consumidores, a inovação torna-se essencial para essas empresas. Uma das ferramentas usadas para promover a inovação nas empresas é a implantação do rótulo ecológico de produtos e serviços. Esse é o contexto em que se insere essa pesquisa, que tem como objetivo examinar a relação entre a adoção de rótulos ecológicos e o desenvolvimento de eco-inovações na indústria do aço. A indústria do aço foi escolhida tendo como critério o seu elevado impacto ambiental e o fato de ter sido no Brasil o primeiro setor a buscar o Programa ABNT de Rotulagem Ambiental Tipo I (Ecolabel). Utilizando da metodologia de estudo de caso, foram analisadas as empresas ArcelorMittal e Gerdau que possuem os rótulos ecológicos do tipo I. A coleta de dados foi feita principalmente através de entrevistas realizadas com a representante do órgão certificador ABNT e os representantes de ambas empresas responsáveis pelas áreas que conduziram a implantação do rótulo ecológico. O roteiro da entrevista foi dividido em cinco blocos temáticos, sendo eles: contexto da rotulagem ecológica, motivadores da rotulagem ecológica, contexto da eco-inovação, indicadores da eco-inovação e influência da rotulagem ecológica na eco-inovação. Os blocos temáticos foram elaborados de conforme a revisão de literatura. Os dados colhidos através da literatura e a consulta de documentos públicos das empresas foram analisados sob o ponto de vista vertical e horizontal conforme estrutura de análise de Goode e Hatt (1977). Embora as empresas investigadas já possuíam um sistema de gestão de qualidade e de meio ambiente consolidadas, significando que grande parte dos requisitos exigidos no processo de certificação do rótulo ecológico já estavam sendo atendidos, os resultados indicam que a implantação da rotulagem ecológica promoveu melhorias e mudanças pontuais, principalmente em seus processos produtivos e organizacionais. As melhorias e mudanças observadas nas empresas sugere a promoção da eco-inovação de processo, organizacional e marketing.