Design thinking e sua contribuição para desenvolvimento de serviços públicos em living labs

Curso: 

  • MPGPP

Área de conhecimento: 

  • Gestão Pública

Autor(es): 

  • Cecília Bezerra da Silva Fonseca

Orientador: 

Ano: 

2016

O objetivo deste trabalho consiste em propor a combinação de três conceitos inovadores no desenvolvimento de serviços no setor público: o uso de inovação aberta em Living Labs, implementados por meio de Design Thinking. A inovação aberta permite o compartilhamento de informações e experiências, com a participação de atores externos, para gerar um processo que enriquece o desenvolvimento de produtos e serviços. Living Labs são ambientes experimentais, nos quais se aplicam métodos de pesquisa e desenvolvimento para criar e validar inovações em serviços, produtos, ou até mesmo melhorias em processos já existentes, num contexto múltiplo e da vida real, de forma colaborativa, com usuários desempenhando um papel central. Um conceito metodológico aplicado nesses ambientes experimentais é o Design Thinking, que também ajuda a criar novos produtos e serviços ou melhorar os já existentes, tornando-os mais úteis, utilizáveis e desejáveis para os usuários bem como mais eficientes e eficazes para as organizações. Por meio de projetos pilotos e protótipos, com assistência de inúmeras ferramentas comportamentais, etnográficas, gráficas, ou de apelo visual, a implementação de Living Labs, por meio de métodos como Design Thinking, permitirá ao setor público maior participação social e atendimento das reais necessidades dos usuários. Inicialmente, esses conceitos e ferramentas foram explorados pelo setor privado, mas se adaptaram ao setor público, trazendo inovação para o atendimento das demandas sociais e contribuindo para a eficiência e a eficácia do gasto público. Argumenta-se que é viável a utilização dos conceitos de Living Lab e Design Thinking para a inovação na prestação de serviços públicos.

 
Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor