Contribuições dos Modelos de Acreditação ONA e JCI para a Segurança do Paciente: estudo de caso do Centro de Combate ao Câncer

• MPGC

• Gestão da Saúde

• Grasiele dos Reis Silva Macedo

2019

A segurança do paciente é um tema de alta relevância e preocupação no mundo atual. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prioriza esse assunto em sua agenda. Neste contexto, o número de instituições de saúde no Brasil que buscam implantar programas de acreditação é crescente, porém a cultura de qualidade e segurança no país ainda é embrionária. Este estudo teve como objetivo avaliar as contribuições dos programas de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Joint Comission International (JCI) na segurança do paciente, especificamente no Centro de Combate ao Câncer (CCC). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – CEPH/FGV (Parecer 80/2018). Foram realizadas revisão da literatura, entrevistas semiestruturadas com base na revisão da literatura e análise dos documentos e indicadores institucionais. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso único, por meio da análise qualitativa e triangulação das três fontes de evidências: (1) entrevistas com pacientes e profissionais da saúde, (2) documentos e (3) indicadores institucionais. Os resultados demonstraram que a percepção do paciente é a de que o CCC oferece um excelente atendimento e destacaram os seguintes pontos: o cuidado humanizado (não serem tratados como um número), carinho, atenção e empatia com suas dores e medos. A percepção geral dos profissionais foi a de que os programas de acreditação contribuem para a segurança do paciente e a qualidade do serviço prestado. Adicionalmente, houve uma constante em afirmar essa contribuição por meio da estruturação e detalhamento dos processos e indicadores da instituição. Os pacientes utilizaram exemplos para descrever a existência de protocolos de segurança no seu atendimento. Foi evidenciado a existência de documentos que detalham os protocolos de segurança, assim como os indicadores que mensuram essa segurança. Também foi possível verificar que, devido aos ciclos de melhoria contínua, houve melhoria nos indicadores ao longo do período de acreditação. Constatou-se que, para a grande maioria dos pacientes entrevistados a escolha o CCC como local de tratamento não teve influência dos selos de acreditação. Todos os pacientes chegaram ao CCC porque seguiram alguma indicação, alguns não sabiam que a instituição é acreditada e investe recursos na manutenção. Os profissionais percebem que existe a cultura de segurança na instituição, além do comprometimento da alta direção para novos ciclos de melhorias buscando aprimorar o cuidado ao paciente.