Conceito e Prática de Equidade em Saúde: uma revisão sistemática

Curso: 

  • CMAPG

Área de conhecimento: 

  • Políticas Públicas

Autor(es): 

  • Clara Akie Yoshino

Orientador: 

Ano: 

2018

O entendimento de saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não pela ausência de doença, levou ao reconhecimento de determinantes sociais nos resultados de saúde. Consequentemente, posições de desvantagem na estrutura social têm reflexos na saúde por meio da formação de iniquidades de saúde. A interdependência dos determinantes da saúde coloca um desafio no combate às iniquidades em razão da dificuldade de identificação de suas causas. Em razão disso, o conceito de equidade em saúde é definido de diversas formas e suas diferentes interpretações implicam em práticas distintas de tratar as iniquidades. Assim, por meio de uma revisão sistemática da literatura, o objetivo da dissertação é definir o conceito de equidade em saúde e analisar como ela é traduzida em políticas públicas. Para tal, busca-se identificar os diferentes entendimentos e os aspectos teóricos do tema, bem como o seu percurso na literatura publicada. Além disso, propõe-se um quadro conceitual sobre a equidade em saúde com base nos resultados da revisão sistemática. A principal contribuição da pesquisa foi o desenvolvimento de um diagrama dos determinantes sociais da saúde e de um quadro conceitual da equidade em saúde, os quais se inter-relacionam e sintetizam os achados da revisão sistemática. O diagrama contribui para o entendimento da composição dos determinantes da saúde, que consistem de elementos nos níveis individual, intermediário e distais estruturantes. O quadro conceitual fornece uma elucidação dos caminhos pelos quais as diversas combinações de determinantes da saúde transformam as diferenças de saúde em iniquidades. Além disso, possibilita a identificação de como políticas públicas podem atuar sobre esses determinantes da saúde e promover a equidade. Conclui-se que a equidade em saúde é um conceito multidimensional e multidisciplinar. Por meio do quadro conceitual, identificou-se que se deve inserir a equidade nos grupos em desvantagem e nas estruturas que a geram, percorrendo o caminho inverso que forma a iniquidade. Isso possibilita romper as relações de causalidade entre os determinantes e a iniquidade e promover a equidade em saúde.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor