A Comparative Study of the Credit Card Market Dynamics in Mexico and Brazil

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Finanças e Contabilidade

Autor(es): 

  • Suzanne Cordeau-Andrews

Orientador: 

Ano: 

2016

This research analyzes and compares the attractiveness of the Brazilian and Mexican credit card markets from a financial firm’s perspective. The market dynamics in Latin America’s two economic powerhouses are fleshed out with qualitative and quantitative data, using a strategic framework to structure the analysis. Since its adoption by both countries in 1956, credit card usage has experienced many years of double digit growth. However, penetration levels remain low compared with most developed countries. Brazil has a more developed credit card infrastructure, with more potential profit, and issuers might face fewer competitive challenges. Alternatively, Mexico, is witnessing a more favorable economy, a friendlier business and regulatory environment, combined with fewer financial products that compete with the credit card. Therefore, this paper concludes that Brazil and Mexico both offer market opportunities for credit card companies that can navigate the different technological, demographic, macroeconomic, and regulatory shifts in each country.

 

A complexa indústria do cartão de crédito é composta por vários agentes que são impactados imensamente pelas mudanças: tecnológicas, demográficas, macroeconômicas e regulatórias. Ademais, é um dos poucos setores que não parou de crescer desde que foi criado e as projeções apontam para um contínuo desenvolvimento acelerado. Apesar desta indústria ter crescido rapidamente desde a sua entrada no México e no Brasil, em 1956, a sua taxa de penetração permanece baixa quando comparada aos países desenvolvidos. Esta dissertação analisa e compara os atrativos destes dois mercados latino-americanos do ponto de vista de uma empresa que atua no segmento. As dinâmicas destes dois mercados são apresentadas graças a uma pesquisa baseada em dados quantitativos e qualitativos e uma estrutura de analise estratégica. O principal objetivo desta tese é de mostrar oportunidades para uma empresa querendo expandir geograficamente sua operação de cartão de credito no mercado brasileiro ou mexicano. A conclusão desta dissertação é que ambos países possuem vantagens. O Brasil tem uma infraestrutura de cartão de crédito mais desenvolvida e o mercado parece ser mais lucrativo e com menos barreiras competitivas que no México. Por outro lado, o México tem indicadores econômicos mais promissores que os do Brasil. E o país também oferece um ambiente mais favorável para fazer negócios, o cenário regulatório é melhor e existem menos alternativas de crédito.

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