Como Aumentar a Participação de Mercado em uma Indústria de Alimentos Brasileira: um estudo de caso

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Gestão de Operações e Logística

Autor(es): 

  • Suelen Schneider

Orientador: 

Ano: 

2019

A partir de um estudo único de caso de uma organização brasileira que atua no setor de proteína animal suína, foi investigado o crescimento de volumes, rentabilidades e como esta organização construiu vantagens competitivas que a auxiliaram em seu posicionamento e resultados durante o período de 2016 a 2018. A análise aplicada usou a metodologia qualitativa e pesquisa em bancos de dados da organização, do setor, além de entrevistas realizadas com seis pessoaschave desta organização. As teorias utilizadas para análise do caso foram Vantagens Competitivas, VBR, Triple-A e Cone de Areia, todas dentro do campo de estudo denominado estratégia e operações. Quanto aos resultados desta pesquisa, ficou comprovado que a organização em estudo obteve crescimento acima do setor no qual está inserida, melhorando também sua rentabilidade, o que a posicionou como uma empresa de vantagem competitiva em seu setor. Este crescimento deveu-se à construção de vantagens competitivas, que estão alinhadas com as teorias estudadas. As principais vantagens competitivas criadas pela organização estão relacionadas a: adaptação do portfólio com incremento de capacidades, aumento da confiança do cliente, desenvolvimento de um time especializado no negócio, melhoria dos processos e qualidade, alinhamento entre os times de operações e redução de tempo de ciclo. Apesar de ser mencionada a redução de tempo como uma das vantagens competitivas, não foram estudados ganhos de custos nesta análise.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor