Caso de Ensino: uma andorinha só não faz verão: a importância da participação e engajamento multistakeholders na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em municípios

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Sustentabilidade

Autor(es): 

  • Monica Gomes Picavêa

Orientador: 

Ano: 

2020

A implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) localmente tem sido um dos maiores desafios enfrentados para que a Agenda 2030 se torne uma realidade. Neste sentido, reconhece-se que as visões de desenvolvimento internacional, apesar de serem importantes no âmbito dos acordos entre os países, não oferecem um modelo factível e aplicável localmente, carecendo de uma série de adaptações para ser implementada. Para que isso ocorra, é necessário o envolvimento de um grande número de stakeholders. Quanto maior o número de stakeholders envolvidos em um processo, maiores as chances dele ser efetivo em sua implementação. Haja vista a própria criação dos ODS, que foi considerada a agenda mais consultada da história das Nações Unidas. Mas colocar os objetivos e atingir suas metas nos municípios é um desafio atual e urgente. Este trabalho aplicado, apresentado na forma de um caso de ensino, busca abordar a questão da participação multistakeholder em um município, levando em conta o contexto brasileiro e uma série de dificuldades associadas à participação social em processos de desenvolvimento local. O caso teve aplicação prática, e as notas de ensino, fora criadas a partir dessa aplicação, e trazem reflexões e referências, solicitadas durante a aplicação, que podem apoiar o professor/facilitador no uso do caso, como ferramenta para fomentar uma discussão embasada e que aborde desafios reais enfrentados por um município brasileiro, e que podem servir de base para outras cidades.

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