Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Empreendedorismo
Autor(es):
- Guilherme Oliveira de Eiras
Orientador:
Ano:
Startups são fundamentais para a geração de valor na economia e o surgimento de empresas desse perfil tem aumentado a cada ano. No entanto, das poucas empresas que conseguem passar da fase inicial (o chamado vale da morte das startups) para a fase de expansão, poucas atingem o nível de crescimento potencial esperado e se perpetuar no mercado, devido principalmente a estratégias mal definidas e mal executadas. O objetivo principal desse estudo foi analisar o processo de surgimento e crescimento de novos negócios inovadores de alto crescimento, e estudá-los a partir de três casos no agronegócio, bem como o diferencial que estes apresentam. Para isso, foram abordados: (1) base teórica sobre o assunto, na qual são destacadas as principais estratégias de crescimento de empresas, destacando as que dão suporte para o crescimento acelerado de novos negócios, analisando pontos positivos e negativos de cada estratégia e (2) análise prática de um modelo de casos múltiplos, três startups da cadeia do agronegócio, sendo duas de abrangência nacional e outra internacional participaram do estudo e foram analisadas, e os resultados são discutidos e confrontados com a literatura. Ainda, o conhecimento a partir das lições aprendidas foi abordado e espera-se contribuir e auxiliar as novas startups a definir suas estratégias de crescimento para gerir os recursos da maneira correta, executá-las da melhor maneira garantir a sobrevida dessas empresas, aumentando ainda mais o valor gerado por essas empresas.