A Ascensão da Classe “C” e os Investimentos de Private Equity no Brasil: evidências da relação em negócios no setor de educação superior

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Paula Pitol

Orientador: 

Ano: 

2012

Nos últimos anos, os mercados emergentes tornaram-se grande foco dos fundos de investimento em private equity. Em 2011, devido as suas regulamentações de mercado, sua economia com força para mitigar os efeitos da crise mundial e seu mercado consumidor em expansão, o Brasil tornou-se o principal foco de investimento dessa indústria. Nesse mesmo contexto, a estrutura socioeconômica brasileira passou por significativo desenvolvimento nos últimos oito anos e a ascensão da classe “C” foi um dos pilares da recuperação econômica brasileira, por meio da expansão de renda e consumo que ela representou. Tal fenômeno impulsionou os negócios com foco nesse público-alvo que passaram a demandar recursos financeiros e capacitação de gestão estratégica para acompanharem o crescimento de sua demanda potencial. Por meio de um modelo analítico proposto e aplicado a dois casos reais, este trabalho utiliza o setor de educação superior como foco para a observação da atratividade e trocas de valor que movem veículos de investimento em private equity a investirem em empresas educacionais de ensino superior com foco na classe “C” e dessas mesmas instituições a buscarem investimentos dessa modalidade.

 

The emerging markets have become the main investment focus of the private equity investment funds in the latest years. In 2011, due to its market regulations, its economic strength, capable to mitigate the effects of the global crisis, and its consumer market in expansion, Brazil became the main investment focus in the private equity industry. In such context, the Brazilian socioeconomic structure has undergone a remarkable development. The emergence of the middle class (classe “C”) was one of the pillars of the Brazilian economic recovery, through the income and consumption expansion it promoted. Such phenomenon leveraged businesses focused on this target group and, thus, those started to demand financial resources and strategic management capabilities, in order to be able to follow and respond to this growing potential demand. Through an analytic model proposed and applied to two real cases, this dissertation uses the tertiary educational sector as observation focus of the attractiveness and value exchanges that motivate private equity investment vehicles to invest in tertiary educational companies with focus on classe “C”, as well as the same motivation of those institutions to seek for this type of investments.

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