Anúncios de Impairment e seus Impactos no Mercado de Capitais Brasileiro - Análise empírica da reação do mercado de capitais brasileiro a eventos corporativos: teste de hipótese de eficiência de mercado através de um estudo de eventos

• CMAE

• Finanças e Contabilidade

• Luís Fernando Schumaher

2017

A capacidade informacional das demonstrações contábeis, sobretudo após a incorporação da International Financial Reporting Standars (IFRS), é objeto de estudos empíricos ao redor do mundo. Fama (1970, 1991) descreve a Hipótese de Eficiência do Mercado (HEM), em sua forma semiforte, que informações corporativas relevantes são incorporadas instantaneamente pelo mercado na forma de variações dos preços das ações. Assim, este estudo tem como objetivo verificar, através de um Estudo de Eventos, os impactos da divulgação de demonstrações financeiras com contabilizações de reavaliação de ativos tangíveis e intangíveis – impairment. Foram estudadas as 50 maiores empresas brasileiras (receita líquida) de capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo, de acordo com a classificação da revista Valor® 1000 (VALOR ECONÔMICO, 2016), no período compreendido entre o primeiro trimestre de 2010 e o quarto trimestre de 2016. Observou- se que publicações de demonstrações financeiras com reconhecimento de impairment dos ativos tangíveis e intangíveis, previstos pelas International Financial Reporting Standards (IFRS), causaram impactos nas expectativas dos acionistas, representadas pela variação nos retornos das ações. Além disso, o mercado se comportou de maneira eficiente, em sua forma semiforte. As principais conclusões do presente estudo são: i) os anúncios impairment de ativos tangíveis e intangíveis apresentam conteúdo informacional relevante para a precificação das ações no mercado; e ii) o mercado brasileiro se comportou de maneira eficiente na forma semiforte pois, a HEM foi atestada em conjunto para os eventos de impairment estudados.