Análise da Formação de Valor Interativo a partir dos Recursos Presentes nas Relações Cliente-arquiteto e Apoiador-criador de Projetos de Crowdfunding

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Maurinice Daniela Rodrigues

Orientador: 

Ano: 

2019

Essa tese, constituída por três artigos, teve como objetivo analisar a formação do valor interativo (cocriação e codestruição de valor) a partir dos recursos presentes nas relações. A análise da codestruição de valor é mais recente em relação à cocriação de valor, e carecia de uma revisão sistemática. O artigo 1 teve o objetivo de identificar e analisar as abordagens sobre codestruição de valor presentes na literatura por meio de uma revisão sistemática de literatura. No artigo 1 encontrou-se que as abordagens das publicações sobre codestruição de valor são idênticas à aquelas previamente levantadas pela literatura sobre cocriação de valor. Nesse trabalho também foi proposto um quadro analítico para a formação de valor interativo e futuras pesquisas. O estudo de diferentes contextos mostra-se importante para reconher a natureza dos recursos, bem como seu uso pelos sistemas de serviço. Os artigos 2 e 3 analisaram a formação de valor interativo a partir dos recursos encontrados nos relacionamentos arquiteto-cliente e apoiador-desenvolvedor de projetos de crowdfunding, respectivamente. Esses artigos utilizaram a Teoria da Troca Social do Recurso para definir recurso. No artigo 2, além dos recursos amor, status, serviços, informação, bens e dinheiro, encontraram-se os recursos segurança e autonomia a partir das entrevistas em profundidade com arquitetos e clientes. Entre os principais resultados também se pode destacar o desenvolvimento de quatro proposiçõs no artigo 2. No artigo 3, a relação teórica existente entre tipos de crowdfunding (recompensa, doação, equity, debt) e as características dos recursos trocados (particularismo x concretude) foi verificada. Encontrou-se que no crowdfunding de doação, os recursos trocados têm significados mais particularistas e simbólicos; no de recompensa, mais concretos e não particularistas; no de debt, mais particularistas e concretos; e equity, mais não particularistas e simbólicos.

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