Análise da Aplicação do Pensamento de Ciclo de Vida na Gestão Empresarial: estudo de casos brasileiros

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Gestão de Operações e Logística

Autor(es): 

  • Beatriz Cristina Koszka Kiss

Orientador: 

Ano: 

2018

Este trabalho apresenta uma análise da inserção do Pensamento de Ciclo de Vida (PCV) na gestão empresarial e se este conceito tem permeado as diversas áreas das empresas. Para ilustrar a pesquisa foram analisados três casos de empresas brasileiras que já utilizam a técnica de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para mensurar os impactos ambientais de seus produtos e que desenvolvem atividades relacionadas ao tema. A partir de uma análise qualitativa dos elementos internos das empresas e dos fatores influenciadores externos, buscou-se identificar o estágio de maturidade de cada empresa frente à incorporação do PCV em sua gestão – dentro de seu contexto setorial nacional. Para isso, foram mapeados os desafios desse processo e as etapas envolvidas no uso do PCV e dos resultados de estudos de ACV na construção das estratégias de sustentabilidade das empresas. Também foram identificados os benefícios presentes e futuros para as empresas e para suas cadeias de valor. Os resultados da pesquisa indicam que a ACV é uma ferramenta abrangente e valiosa para os gestores e tomadores de decisão corporativos, mas ainda pouco utilizada no contexto empresarial brasileiro. Os principais motivos para tal fato são: (i) a falta de conhecimento das diversas aplicações da ACV pelas empresas; (ii) a baixa integração entre as diversas áreas da empresa; (iii) a necessidade de desenvolvimento de competências específicas nas empresas; (iv) os desafios relacionados à comunicação dos resultados de estudos de ACV; e (v) a baixa compreensão e maturidade do tema de ciclo de vida na sociedade brasileira. Outro resultado relevante diz respeito aos benefícios alcançados pelas empresas estudadas: como estas já encontram-se em estágio mais avançado na inclusão do PCV em sua gestão, estas obtêm benefícios e vantagens frente a seus concorrentes. Essas se dão a partir da oferta de produtos (bens e serviços) menos impactantes ao meio ambiente, como resultado da reestruturação de seus produtos, processos e da forma como se relacionam com sua cadeia de valor e com seus clientes.

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