UTILIDADE DAS PREVISÕES DO RELATÓRIO FOCUS DO BANCO CENTRAL COMO PREDITOR DE INDICADORES ECONÔMICOS

Aliny D’Aquino Paternostro - Orientador: Prof. William Eid Jr.

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O Banco Central do Brasil publica semanalmente um relatório, chamado Focus, com previsões de diferentes indicadores econômicos feitas pelas principais instituições financeiras do país. Essas previsões são apresentadas como médias das previsões das instituições envolvidas. Sabe-se que previsões refletem o conjunto de informações disponíveis no momento em que são feitas. A questão é saber se elas são úteis como preditoras do futuro. Desta forma, a questão de pesquisa é: podemos utilizar as previsões do relatório Focus nas nossas decisões? Ou alternativamente: as previsões do relatório Focus são confirmadas pelos fatos? Através da realização desse trabalho, seremos capazes de visualizar de uma maneira mais concreta a questão proposta, para os indicadores econômicos IPCA, IGP-M e Taxa Selic. [METODOLOGIA] A estratégia do trabalho se deu em duas etapas. A primeira foi a coleta de dados, tanto do relatório Focus (2004-2008), como os dados dos índices reais (2005-2009) para comparação e cálculo do Erro Quadrático Médio (EQM), ferramenta essencial para o trabalho. Após consolidado tabelas com as informações passadas, a segunda parte se deu em um rearranjo de dados em novas tabelas para melhor visualização da evolução do valor do erro para cada um dos três índices estudados; houve também, a construção de gráficos para segunda análise dos erros no decorrer do ano. [RESULTADOS] No geral, há a diminuição do erro na realização das previsões para os índices econômicos do relatório Focus do Banco Central em relação aos índices reais divulgados. Não foi uma diminuição continua e constante; houve datas, anos e situações que levaram a algumas elevações do erro. Por exemplo, para o EQM de 2 meses (outubro) do ano de 2008, todos os índices apresentaram uma elevação do erro, o que deve ser entendido por alguma situação na conjuntura econômica que não estava prevista na hora da realização do relatório para este ano; deve-se referir à crise financeira mundial no segundo semestre do ano de 2008.Tirando essa observação acima, os outros erros estão contidos em um intervalo aceitável, com variações não muito discrepantes das outras obtidas no espaço de tempo amostral. Como resultados, temos erros de 0 a 3 referentes aos índices IPCA e Taxa Selic, enquanto há erros de -30 a 25 para o índice IGP-M. [CONCLUSÃO] O objetivo do estudo era de testar a utilidade do relatório Focus como preditor dos valores de indicadores futuros. O relatório é de larga difusão nacional e contém as previsões das principais instituições financeiras, portanto é de importância saber se seus leitores ou um agente econômico qualquer pode utilizá-las de forma a tomar suas decisões, em particular sobre investimentos. Concluo que sim. O relatório Focus pode e deve ser utilizado como base para uma noção da situação dos índices econômicos no futuro. As previsões não são chutes ou números dispostos ao acaso; fazem parte de todo um estudo conjuntural e passam por diversas análises, podendo ser considerados confiáveis para possíveis tomadas de decisão. O relatório Focus é, portanto, ferramenta útil atualmente e condiz de forma satisfatória na previsão dos índices econômicos brasileiros.

Departamento:

CFC