UM NOVO CONCEITO EM HOTELARIA

Autor(es): 

André Mascarenhas - Orientadora: Profª Inês Pereira

Ano: 

1998

[INTRODUÇÃO] Com a estabilização da economia, percebemos um aumento da demanda por pacotes turísticos no Brasil. Camadas da sociedade que antes não podiam viajar agora têm o lazer como parte de seus orçamentos. Empresas de fretamento, parques temáticos, hotéis resort e outras atividades ligadas ao turismo multiplicam-se pelo País. A idéia do trabalho foi pesquisar as oportunidades deste mercado e criar uma estratégia de lançamento de um novo empreendimento que tivesse uma vantagem competitiva, diante dos demais. [METODOLOGIA] A pesquisa apoiou-se, em grande parte, na coleta de informações de jornais, revistas e boletins informativos de empresas, que permitiu construir um panorama do mercado de lazer e turismo hoje em dia. Para testar a aceitação do novo serviço, aplicou-se um teste de conceito com clientes em potencial. Para o Plano de Marketing, foi feita inicialmente uma revisão bibliográfica. Em seguida, foram detalhadas as estratégias que compõem o “Marketing Mix” do empreendimento. [RESULTADOS] O panorama do mercado turístico e de lazer no Brasil permitiu a constatação de que há mercado para o lançamento de um empreendimento com uma vantagem competitiva, num nicho de mercado ainda inexplorado. 0 Plano de Marketing definiu estratégias para a operação do empreendimento, bem como para sua inserção no mercado. [CONCLUSÃO] A pesquisa é de vital importância para eventuais investidores interessados no empreendimento ou até mesmo no mercado de hotéis resort de uma maneira geral, pois abre o caminho para um planejamento mais concreto, como a Análise do Negócio e o Desenvolvimento, que seriam as próximas etapas para o crescimento deste novo serviço.

Departamento: 

MCD

Anexos: