UM ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DOS PORTAIS NA INTERNET

Autor(es): 

Marcelo Junqueira Angulo - Orientador: Prof. Alberto Luiz Albertin

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] Os portais na Internet são atualmente os Web sites mais visitados em todo o mundo. Segundo o Gartner Group, já no ano 2000 nos Estados Unidos, os 5 maiores portais têm uma importância comparável a das maiores redes de televisão. Entretanto, o conhecimento sobre os portais não é proporcional a sua importância. Assim sendo, este trabalho estuda os portais na Internet; buscando compreender: (1) quais as características principais de um portal e (2) qual ou quais são os modelos de negócios desenvolvidos pelos portais, Web sites que hoje apresentam a maior popularidade na Internet. [METODOLOGIA] São duas as estratégias de pesquisa para a concretização do estudo. Uma primeira é a observação da realidade e uma segunda o estudo de múltiplos casos ("multiple cases study"). A observação da realidade contou a análise de 30 Web sites, considerados os 10 maiores portais para a Internet brasileiros, americanos e ingleses, sendo de grande importância para identificar os serviços oferecidos pelos portais e assim desenvolver uma definição mais completa sobre o significado de portal. Já o estudo de caso foi fundamental para a compreensão dos modelos de negócio dos portais e suas tendências. O estudo de caso envolveu quatro importantes portais: América Online, Yahoo!, Terra Networks e Starmedia Networks. [RESULTADOS] A observação da realidade determinou todos os serviços oferecidos pelos portais, o que permitiu a criação de um modelo de classificação para estes serviços. O modelo desenvolvido aponta seis categorias: Busca na Web, Conteúdo, Comunicação, Comunidade, Comércio Eletrônico e Provedor de Acesso à Internet. Já o estudo de caso identificou, entre as quatro empresas estudadas, dois grupos de modelos de negócio distintos. Um primeiro grupo em que grande parte da receita tem suas origens no serviço de acesso à Internet e um segundo grupo em que a receita tem suas origens na venda de propaganda. O estudo também indicou que o modelo de negócio de todos os portais estudados tende no futuro a se fundamentar na venda de propaganda e no comércio eletrônico. [CONCLUSÃO] As conclusões do trabalho podem ser descritas em duas etapas: (1) definições sobre portais e (2) modelos de negócio. No que se refere às definições, o trabalho classificou os portais em quatro categorias: Portais para a Internet; Portais para as Empresas; Portais para Conteúdos específicos; e Portais para Transações e apresentou uma definição de Portal para a Internet: um Web site muito visitado que, além de ser a porta de entrada para a Internet, oferece diversos serviços nas categorias de Conteúdo, Comunicação, Comunidade, Comércio Eletrônico e Provedor com o objetivo de atender a grande maioria das necessidades dos usuários na Internet. Com relação aos modelos de negócio, os portais atualmente apresentam modelos de negócio divergentes, isto é, a principal fonte de receita ou é a propaganda, ou o acesso à Internet. Entretanto, a tendência observada indica a convergência destes modelos de negócio. Os portais no futuro terão modelos de negócio parecidos, sendo que a venda de propaganda e o comércio eletrônico serão as duas principais fontes de receita. Assim, o comércio eletrônico como uma importante fonte de receita indica que os portais, dado o seu grande número de visitas, se constituirão em um dos canais mais importantes para a sociedade realizar comércio eletrônico.

Departamento: 

IMQ

Anexos: