UM ESTUDO COMPARADO SOBRE A EDUCAÇÃO DE FORMOSA E DO BRASIL: O QUE PODEMOS APRENDER COM O CASO FORMOSINO?

Autor(es): 

Maria Eduarda Frisoni Launberg Sampaio Ramos - Orientador Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

Ano: 

2020

[INTRODUÇÃO] Taiwan é considerado um dos 4 tigres asiáticos cujo rápido desenvolvimento econômico no século XX esteve muito atrelado ao planejamento e investimento no sistema educacional do país (UNGER, 1998). O presente trabalho visa contribuir para um melhor entendimento do papel da educação na sociedade taiwanesa historicamente e atualmente. O século XXI, está pautado por constantes e aceleradas transformações sociais, econômicas e tecnológicas. A vista deste novo cenário, surgiram novos modelos pedagógicos e modelos esquecidos foram revisitados para lidar com a Era da Informação, em contraposição a Era Industrial anterior (Trilling e Hood, 1999). Optou-se assim, por analisar a educação taiwanesa através da ótica da educação democrática e progressista, fazendo-se valer das teorias de Dewey (1938), Unger (1998) e a Educação para os objetivos Sustentáveis (UNESCO, 2017). Estas teorias defendem uma educação experiencial capaz de desenvolver o senso crítico, a imaginação, a autonomia dos estudantes, visando que estes sejam capazes de enfrentar os desafios complexos de um mundo globalizado. Dessa forma, se adequam a situação da Era informacional, em que a capacidade de memorização - realçada pelo modelo tradicional de educação - é ultrapassada pelos inventos tecnológicos. [METODOLOGIA] A pesquisa está baseada na metodologia de estudo de Caso (YIN, 2014) centrando-se no sistema educacional de ensino fundamental 2 de Taipei. Os dados coletados seguem as fontes propostas:(1) documentação, arquivos - que permitem a identificação do histórico, da estrutura educacional e currículo; (2) observação direta e participante em aulas e atividades de 4 escolas, com foco principal na Jinhua Junior High School; (3) entrevistas semi-estruturadas com professores, alunos, responsáveis, servidores públicos e especialistas. [RESULTADOS] A estrutura educacional passou por um processo de descentralização e ampliação do acesso com o advento do sistema democrático no país em 1987. As últimas mudanças curriculares (em 2014) foram em direção a uma educação que reconhece a importância de lidar com os desafios da vida real, voltando-se para o aluno como o centro do aprendizado. Escolas como Jinhua Junior High School, visitada durante a pesquisa, estão mais abertas a este processo do que outras. Percebe-se que esse processo de transformação criou um sistema híbrido entre um modelo tradicional e progressista que sobrecarrega os professores e possivelmente os alunos. A pressão que recai sobre os últimos é uma queixa da sociedade desde a década de 90, contudo ainda não encontrou-se uma solução bem sucedida para tanto. Especialistas relacionam esta pressão a filosofia confucionista que permeia Taiwan, e ao sistema de avaliação e passagem entre fases da educação.[CONCLUSÃO] Taiwan ainda está desvendando como implementar uma educação progressista. Neste processo foi possível perceber o impacto de ampliação da mesma quando esta é abraçada pelo governo. Assim como, tem-se de trabalhar para que os professores consigam ficar confiantes em romper com as práticas que vinham adotando até então. A intensa participação dos pais neste âmbito parece enriquecer o accountability e serve como motivação para os professores. Ao mesmo tempo reduz a autonomia destes e das alunas e alunos o que pode ser pejorativo no processo de mudança do modelo pedagógico.

Departamento: 

GEP

Anexos: