SITUAÇÃO ATUAL DO MARKETING CULTURAL NO BRASIL

Autor(es): 

Fábio Shimabukuro Sandes - Orientadora: Profª Inês Pereira

Ano: 

1998

[INTRODUÇÃO] Em face da saturação da propaganda, tradicional, estratégias alternativas de comunicação vêm sendo adotadas por empresas que procuram uma maneira diferente de marcar seus produtos ou o seu nome. O Marketing Cultural é uma alternativa que vem sendo bastante usada, motivo pelo qual se justifica a realização de um estudo sobre a situação atual do Marketing Cultural no Brasil. [METODOLOGIA] Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em seguida, foram feitas entrevistas com profissionais do mercado diretamente ligados ao Marketing Cultural no Brasil. [RESULTADOS] O Marketing Cultural vincula o valor conferido ao espetáculo artístico, ao produto ou à empresa patrocinadora deste espetáculo. E, por tratar de vincular valores, ele não traz retornos imediatos aos investimentos feitos. Trabalha com resultados de longo prazo. Uma das maiores barreiras encontradas é a falta de conscientização dos profissionais. Muitos ainda utilizam o Marketing Cultural de maneira errada: tratando-o como doações (ação social) ou esperando retorno imediato ao investimento feito. O resultado alcançado por estes profissionais vem sendo negativo porque eles não montam uma estratégia de implantação de um projeto de Marketing Cultural: não definem público--alvo, os valores da empresa, os valores que o espetáculo deve conter, não calculam o retorno corretamente. Mesmo com estes aspectos negativos, percebeu-se uma crescente conscientização dos profissionais do mercado do Marketing Cultural. Cada vez mais, empresas têm realizado projetos bem-sucedidos. [CONCLUSÃO] A conclusão da pesquisa é que a conscientização geral do mercado vem aumentando continuamente nos últimos anos, mas, como se trata de algo novo, há muito ainda a ser feito no que diz respeito a profissionalização do mercado e dos agentes do mercado: empresários e produtores.

Departamento: 

MCD

Anexos: