SELL-OFF E VALOR DE MERCADO DA EMPRESA: UM ESTUDO DE SELL-OFFS POR PARTE DE EMPRESAS NEGOCIADAS EM BOLSAS DE VALORES NO BRASIL

Autor(es): 

Rodrigo Leonardo Anunciato -Orientador: Prof. Cláudio Vilar Furtado

Ano: 

1999

[INTRODUÇÃO] O objetivo deste estudo é mensurar o efeito no preço da ação de uma empresa do anúncio de uma venda voluntária de uma empresa subsidiária, de uma unidade de negócios ou de uma linha de produtos (daqui por diante definidos como ativos), decorrente de mudança na estratégia da organização. [METODOLOGIA] Foi utilizado o modelo de estudo de eventos refinado por Brown e Warner (1980; 1985) aplicado ao caso de empresas brasileiras privadas de capital aberto que tenham feito cisão ou de venda de empresas controladas ou coligadas, venda de unidades de negócios ou de linhas de produtos nos últimos anos. Alguns pré-requisitos, como nível mínimo de negociabilidade, foram exigidos para que a empresa pudesse fazer parte da amostra. [RESULTADOS] O pequeno número de casos encontrados que atendiam a esses pré-requisitos, o fato de que tais casos eram caracterizados por empresas de média e baixa liquidez (gerando o problema do infrequent trading) e a falta de confiabilidade na base de dados pesquisada impõem algum questionamento quanto à qualidade dos estimadores dos coeficientes do modelo utilizado. Em 40% dos casos analisados o beta era significativamente diferente de zero e aceitável ao nível de confiança de 95%, enquanto nos outros casos seria necessário o cômputo de novos estimadores do beta através do método GLS (General Least Squares) a fim de encontrar-se estimadores mais adequados para estes betas. No entanto, a utilização de duas metodologias de avaliação alternativas do efeito do evento e a semelhança das conclusões às quais essas metodologias nos permitiram chegar fornecem embasamento para a afirmação de que as poucas vendas de ativos feitas por empresas privadas com ações negociadas em bolsa, incluídas na amostra, destruíram valor para o acionista da empresa que teria vendido o ativo. [CONCLUSÃO] A ação estratégica de venda de um ativo baseia-se em um visão de criação de valor de longo prazo. No entanto: o agente econômico nacional pareceu penalizar tais decisões em um primeiro momento na amostra estudada, seja por Informação Inadequada, ou por julgar que tais decisões de investimento apresentavam VPL negativo para a empresa.

Departamento: 

CFC

Anexos: