SELEÇÃO DE ATIVOS NO MERCADO BRASILEIRO NO PERÍODO PÓS PLANO REAL

Juliano Borges Simões - Orientador: Prof. Ricardo Ratner Rochman

2003

[INTRODUÇÃO] A globalização financeira apresenta várias oportunidades e desafios para os gestores de fundos de pensão e de investimento de instituições financeiras. Dentre as oportunidades podemos citar o aumento de classes de ativos disponíveis para realização de investimentos. Por outro lado, novos desafios são encarados, como, por exemplo, a avaliação das características de risco e retorno diferentes destas novas classes de ativos encontradas no mercado globalizado. Uma das maiores dificuldades enfrentadas por um gestor de fundos de ações é a seleção dos ativos que farão parte da composição da sua carteira de investimentos. Em se tratando de um gestor de fundos globalizado esta tarefa pode ser considerada impraticável, pois nas 50 maiores bolsas do mundo existiam, em fevereiro de 2002, 35.123 companhias listadas com ações negociadas, segundo a World Federation of Exchanges (2002). Mesmo atuando somente no mercado local, em especial no mercado brasileiro, a tarefa de seleção de ações não é fácil, pois existiam em fevereiro de 2002, 424 empresas listadas, segundo a World Federation of Exchanges (2002). O ideal seria que o gestor do fundo de ações fizesse um acompanhamento detalhado de cada empresa listada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), por exemplo, desenvolvesse uma expectativa sobre o risco e retorno de cada companhia e depois selecionasse os papéis ideais para compor a carteira. No entanto, estas tarefas tornam-se inviáveis ou dispendiosas, mesmo com o auxílio de computadores, por causa do elevado número de alternativas (424 na Bovespa ou 35.123 no mundo). Desta forma, técnicas que permitem a seleção de ações dentro de um universo elevado de empresas, com base em informações públicas, devem ser desenvolvidas. [METODOLOGIA] Os estudos serão realizados com as ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período que se inicia em 30 de junho de 1994 até 30 de abril de 2002. Serão utilizadas observações mensais dos preços, e retornos, para as análises. A amostra será dividida em duas: denominada inicial, de 30 de junho de 1994 a 30 de dezembro de 1999 para seleção dos fatores e carteiras (in-sample); e de teste que vai de 02 de janeiro de 2000 a 30 de abril de 2002 para avaliação dos resultados obtidos em um período diferente do utilizado para construção do modelo (out-of-sample). [RESULTADOS] Realizado a pesquisa, nossos resultados mostraram que podemos definir variáveis a serem utilizadas na seleção de ativo de forma a diminuir o risco e maximizar o retorno.

Departamento:

CFC