Autor(es):
Ano:
É de certa forma um consenso que o sistema educacional brasileiro tem sérios problemas e não atende aos objetivos que justificam a sua existência. É sabido também que esse quadro persiste e vem se agravando nos últimos anos. Porém, nos últimos anos, têm ocorrido algumas iniciativas, sobretudo por parte dos governos municipais, no sentido de se fazer frente a esses problemas. A análise de tais experiências pode enriquecer em grande medida a discussão em torno da busca de soluções para os problemas do setor de educação do Brasil. Para se estudarem as iniciativas, foi feito um levantamento bibliográfico nas bibliotecas e hemerotecas do CEPAM e da EAESP-FGV. Foram selecionados artigos de jornais e periódicos, segundo o critério de pertinência ao enfoque pretendido. Estes artigos foram fichados e em seguida receberam um tratamento analítico. Constatou-se que vários Municípios estão encontrando soluções para os seus problemas de Educação em idéias já discutidas e nem sempre inovadoras. Há uma preocupação crescente em se promover a participação da comunidade, em se reduzir os índices de evasão e repetência e em se aperfeiçoar o magistério. Contudo, tais iniciativas tem ocorrido, na maioria dos casos, de forma relativamente isolada, o que tem impedido aos implementadores obterem um êxito constante e duradouro. (CNPq)