REDES SOCIAIS E EMPRESAS: O CASO GM-SJC

Autor(es): 

Bruno Senne Pascon - Orientadora: Profª Ana Cristina Braga Martes

Ano: 

2005

[INTRODUÇÃO] No primeiro ano do projeto foi realizado um levantamento bibliográfico em peródicos nacionais que gerou subsídios para a realização da pesquisa atual. Este trabalho consiste em uma pesquisa de campo realizada em São José dos Campos a respeito da ida da General Motors para a cidade. [METODOLOGIA] A pesquisa foi dividida em duas partes: (i) levantamento de dados – realizado por meio da Internet, Arquivo Municipal de São José dos Campos, Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo e Biblioteca do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e (ii) entrevistas com roteiro semi-estruturado – foram realizadas três entrevistas com profissionais de carreira da General Motors que fizeram parte do grupo pioneiro da fábrica de motores, auxiliando inclusive na construção da mesma. No levantamento de dados as datas-chave foram os anos de 1953, 1956 a 1959. [Resultados] A ida da General Motors para São José dos Campos, aliada à presença de outras empresas como a Embraer e a Johnson & Johnson, além das instituições de pesquisa, foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. No processo, todos os atores trabalharam para que a fábrica fosse instalada, cada um com seu interesse próprio (governo: substituição de importação de veículos com a instalação da indústria automobilística no país (GEIA); Prefeitura de SJC: desenvolvimento urbano e econômico da cidade com atração populacional e aumento da oferta de emprego para a mão-de-obra local; Comunidade local: desenvolvimento da cidade e novas oportunidades de trabalho; Instituições de pesquisa: novo locus para realização de pesquisas e possibilidade de emprego pós conclusão dos cursos de graduação), mas auxiliando dentro do possível para que o projeto saísse do papel. O contato anônimo com a empresa revelou-se importante informação de pesquisa e serviu como exemplo da importância de redes sociais para a obtenção/acesso a informações. O levantamento de dados ficou aquém das expectativas do projeto e revelou problemas no arquivamento de dados históricos da cidade.  [CONCLUSÃO] A pesquisa comprovou a importância de redes sociais para a obtenção de informações estratégicas; O levantamento de dados ficou aquém das expectativas do projeto, mas mostrou-se importante informação de pesquisa para futuros trabalhos, sendo emblemático da falha de arquivamento de dados históricos o caso do jornal ValeParaibano; Rejeitando outra hipótese de pesquisa, o levantamento de dados na biblioteca do ITA retornou poucas ocorrências da General Motors, ainda que o vínculo desta com a instituição de pesquisa fosse confirmado via entrevistas e trabalhos encontrados. Uma limitação da pesquisa foi a não realização de entrevistas com membros da diretoria atual da General Motors. A comparação dessas entrevistas com as entrevistas de ex-funcionários seria importante fonte de pesquisa para compreender o “antes e depois” da fábrica. Não obstante, a pesquisa cumpriu seu objetivo na medida que soube descrever e analisar o processo de inserção local da fábrica de motores da General Motors em São José dos Campos.

Departamento: 

FSJ

Anexos: